Ir para o conteúdo
Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade Curitiba-Ouve 156 Acesso à informação
Apoio da PGM

Procuradores do município participam de Caravana de Inovação da AGU e compartilham transformação digital no assessoramento jurídico público em Curitiba

A cerimônia de abertura da Caravana de Inovação da AGU ocorreu nesta quarta-feira (23/7), em Brasília, e teve a presença da procuradora-geral do município, Vanessa Volpi. Foto: Daniel Estevão/AscomAGU


A Advocacia-Geral da União (AGU) começou no Paraná, nesta quarta-feira (23/7), o projeto Caravanas de Inovação, que entre julho e agosto vai discutir iniciativas de transformação digital e modernização da advocacia pública. A Procuradoria-Geral do Município (PGM), através do Comitê de Inovação da instituição, apoia a programação que é on-line e presencial. Os procuradores do município vão compartilhar ações desenvolvidas pelo órgão no assessoramento jurídico à Prefeitura de Curitiba.

Uma cerimônia de abertura presencial, em Brasília, ocorreu neste primeiro dia do evento e marcou o início das discussões, que começam de forma on-line. Durante quatro semanas, de 23 e 30 de julho e de 6 a 13 de agosto, procuradores municipais e estaduais paranaenses vão acompanhar webinários interativos. Uma segunda etapa presencial ocorre, em Curitiba, na segunda quinzena do próximo mês.

“Nós ficamos muito felizes por receber em Curitiba a Caravana de Inovação, que é uma iniciativa da Advocacia-geral da União, com o objetivo de compartilhar as boas práticas de inovação com todo o ecossistema da Advocacia Pública, unindo parceiros como as big techs, o Sebrae, o Poder Judiciário e o Ministério Público. Nós temos muito a mostrar também porque Curitiba tem o DNA da Inovação e na PGM nós temos trabalhado com muita energia na cultura da Inovação para facilitar o trabalho dos procuradores e servidores e, com isso, trazer muito benefício para a sociedade”, salientou Vanessa Volpi, procuradora-geral do município, que participou da cerimônia na capital federal.

No preview available
No preview available
No preview available
No preview available
No preview available

Vanessa Volpi, procuradora-geral do município.

O ministro substituto da Advocacia-geral da União, Flávio Roman, afirmou que o projeto Caravanas de Inovação da AGU tem como objetivo uma transformação profunda, sustentável e colaborativa na forma de atuação da advocacia pública brasileira, contribuindo para o fortalecimento do estado democrático de direito.  “É um projeto que une educação e inovação para superar os desafios reais enfrentados por advogados públicos e gestores. Inovar para a AGU não é adotar modismos, mas assumir a responsabilidade de aprimorar o serviço público com integridade”, disse. Ele ressaltou ainda a importância da parceria com o governo estadual e os municípios para a realização da programação no Paraná.

Também participaram da abertura do evento o procurador-geral do Estado do Paraná, Luciano Borges; e o secretário de Inovação e Inteligência Artificial do Paraná (SEIIA), Alex Canziani.

Fase presencial

A segunda etapa do projeto Caravanas de Inovação será presencial e vai acontecer em Curitiba entre os dias 20 e 22 de agosto, na Universidade Federal do Paraná (UFPR). Nesse período, os procuradores estaduais e municipais paranaenses participarão de oficinas, palestras e desafios de inovação.

Mesmo com o início da programação ainda é possível se inscrever tanto para as atividades on-line como para o evento presencial em agosto.

As Caravanas de Inovação, organizadas pelo Laboratório de Inovação da AGU (Labori), são expedições que vão percorrer dez estados brasileiros. Em cada parada, serão realizados workshops, treinamentos e desafios de inovação com as procuradorias.

O Paraná será o segundo estado do Brasil a receber a ação que busca impulsionar a inovação, a transformação digital e a modernização da advocacia pública em todo o país.  A primeira edição do projeto aconteceu em maio, no Ceará, e reuniu 280 procuradores federais, estaduais e municipais em torno de temas como inteligência artificial, legal design e ferramentas de gestão.

Apesar do projeto ser pensado para advogados públicos do Paraná, como procuradores municipais e estaduais, profissionais do direito e de outros órgãos do sistema de justiça também podem participar.

Presenças 

Também participaram da cerimônia de abertura Natalia Teles da Mota, diretora-executiva da Escola Nacional de Administração Pública (Enap); Georges Carlos Seigneur, procurador-geral de Justiça e membro do Conselho Nacional de Justiã (CNPG); Moacyr Rey Filho, presidente Nacional do Ministério Público (CNMP); Tânia Lopes Pimenta Chioato, secretária-geral adjunta de Controle Externo do Tribunal de Contas da União (TCU); Marcelo Terto, conselheiro do Conselho Nacional de Justiça (CNJ); Alexandre Gonçalves de Amorim, presidente do Serpro; Ricardo Capelli, presidente da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial  (ABDI); Henrique Troccoli, líder das Caravanas de Inovação; Vitor Pinto Chaves, presidente da Associação Nacional dos Advogados Públicos Federais (Anefe); Vicente Martins, presidente da Associação Nacional dos Procuradores dos Estados e do Distrito Federal (Anape); Anne Karole Silva Fontenelle de Brito, presidente da Associação Nacional dos Procuradores Municipais ( (ANPM); Valéria Gomes Ferreira, presidente do Sindicato Nacional dos Procuradores da Fazenda Nacional (Sinprofaz); Maria Santíssima Marques, presidente da Associação Nacional dos Procuradores e Advogados Públicos Federais (Anpprev); Anny Tonet, representante do Sebrae; Davi Arruda, representante da Amazon Web Services; Michael Mohallem, representante da Google; e Ronan Damasco, representante da Microsoft.