A Prefeitura de Curitiba lançou o edital de patrocínio do Domingo no Centro. Criado em março deste ano, no aniversário da cidade, o programa ocupa mensalmente a Rua XV de Novembro com uma programação cultural e de serviços gratuitos. Agora, com o novo edital, fica aberto o espaço para a participação da iniciativa privada, com o objetivo de ampliar e diversificar as atividades oferecidas ao público.
“O Domingo no Centro foi criado com o propósito de reativar e valorizar a região central por meio da oferta qualificada de cultura, lazer, serviços públicos e promoção da convivência cidadã. Ele simboliza uma política de reocupação urbana que vai além da celebração: transforma o espaço público em um lugar de encontro, pertencimento e dinamização social e econômica”, afirma o secretário do Governo Municipal, Marcelo Fachinello.
Publicado pela Secretaria do Governo Municipal, o edital é destinado a pessoas jurídicas interessadas em oferecer atividades ou serviços em áreas como cultura, lazer, esporte, saúde, gastronomia, meio ambiente, entre outras, conforme os lotes previstos no processo.
Como fazer
As inscrições devem ser feitas presencialmente no dia 26 de agosto, no período da manhã, na sede da Prefeitura de Curitiba, no Centro Cívico. Na ocasião, os interessados devem entregar a documentação exigida no edital. Serão selecionadas as propostas que atenderem aos critérios de cada lote, considerando os itens obrigatórios e facultativos.
Os patrocinadores selecionados não receberão pagamento em dinheiro por parte do Município. A contrapartida prevista é a exploração de publicidade, nos termos estabelecidos no edital.
O edital completo pode ser conferido no link: https://centro.curitiba.pr.gov.br/conteudo/sua-marca-no-domingo-no-centro!/1792
Um domingo para reunir a família
Lançado oficialmente na Rua Emiliano Perneta, em março de 2025, o Domingo no Centro contou com quatro edições no mês de estreia e, desde abril, passou a ocorrer no último domingo de cada mês na Rua XV.
A iniciativa reforça o compromisso da Prefeitura com a valorização do Centro como espaço de convivência, lazer e promoção da saúde. O evento integra o programa Curitiba de Volta ao Centro, considerado o maior projeto de revitalização da história da cidade, que reúne ações de segurança, infraestrutura moderna e valorização cultural para devolver o Centro à população.
“Ao transformar um domingo de cada mês em um dia de programação acessível e plural, contribuímos para o uso do Centro como um território vivo, acolhedor e vibrante, alinhado às diretrizes urbanísticas contemporâneas de cidades sustentáveis e inteligentes”, explica Tatiana Turra, coordenadora do programa na Prefeitura de Curitiba.
A programação é variada e gratuita, com atrações como oficinas de escultura, feira de adoção de animais, apresentações musicais e teatrais, atividades para crianças, orientações de saúde, entre outras ações.
Quem faz
O Domingo no Centro é promovido de forma integrada por diversas secretarias e órgãos municipais: Governo Municipal (SGM); Esporte, Lazer e Juventude (Smelj); Meio Ambiente (SMMA); Segurança Alimentar e Nutricional (SMSAN); Desenvolvimento Humano (SMDH); Defesa Social e Trânsito (SMDT); Comunicação (Secom); Saúde (SMS); Mulher e Igualdade Étnico-Racial (Smir); Desenvolvimento Econômico e Inovação (SMDEI); Educação (SME); Secretaria Extraordinária para o Desenvolvimento da Região Metropolitana de Curitiba (SEDRMC); Fundação Cultural de Curitiba (FCC); Instituto Municipal de Turismo (IMT); Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc); Fundação de Ação Social (FAS); Urbs; Guarda Municipal; e Superintendência de Trânsito de Curitiba (Setran).