Ir para o conteúdo
Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade Curitiba-Ouve 156 Acesso à informação
Curitiba de Volta ao Centro

População aproveita a programação do Domingo no Centro em dia de sol em Curitiba

População aproveita Domingo no Centro em dia ensolarado. Curitiba, 27/07/2025. Foto: José Fernando Ogura/SECOM

“Curitiba tem programa para rico, para quem é médio ou pobre. Nós adoramos o Domingo no Centro”, falou com alegria Flávia Ilídio, de 37 anos, moradora do Sítio Cercado, que esteve no calçadão da Rua XV neste domingo (27/7) com o marido, o profissional de vendas Raphael Cesar, de 31 anos, e o filho do casal, João Raphael, de 4 anos.

“Nosso filho, que é curitibinha, adora a Família Folhas. Quando a gente vem ao Domingo no Centro, vem tranquilo e aproveita tudo o que tem”, contou ela. O casal mora em Curitiba há sete anos.

No palco ou no meio do calçadão, as apresentações de teatro e contação de histórias são momentos de relaxamento para as famílias que sentam no chão para aproveitar os espetáculos com a criançada.

Foi assim que o engenheiro Ramon Martinez assistiu, com a filha Maitê, de 2 anos e meio, ao teatro da Família Folhas, no palco montado entre o calçadão e a Praça Osório. A menina ficou vidrada e a mãe, a enfermeira Layslla, de 27 anos, também curtiu a programação. A família mora no bairro Atuba.

“Foi a nossa primeira vez no Domingo no Centro. Nossa filha gosta do caminhão do lixo que não é lixo”, contou Layslla. Ela afirmou que o casal espera que a filha cresça num local onde possa ter contato com a natureza. “Hoje moramos em apartamento, um dia queremos ir para uma casa. É importante ela crescer com essa consciência ambiental”, avalia a mãe.

Lazer e convivência

A programação do Domingo no Centro é realizada das 9h às 15h com brincadeiras, música, teatro de bonecos, oficina de escultura preparada pelo Memorial Paranista, jogos, óculos de realidade virtual, pintura em papel kraft em frente ao Bondinho da XV e serviços variados da Prefeitura, desde orientações sobre compostagem, dengue, feira de adoção de pets resgatados pelas equipes do Meio Ambiente, ações de prevenção ao tabagismo e saúde da mulher, atendimento do Sine Móvel e do Urbs Móvel, e muito mais. Os foodtrucks participantes oferecem cardápio variado.

O Domingo no Centro é uma importante iniciativa da Prefeitura de Curitiba e faz parte do Curitiba de Volta ao Centro, o maior projeto de revitalização da região que une segurança reforçada, infraestrutura moderna e valorização cultural para devolver o Centro da cidade aos curitibanos.

Esta edição do Domingo no Centro coincidiu com o último dia da Feira de Inverno da Praça Osório. A feirante Tatiane Cristina Romanichen, que confecciona e vende roupas para bonecas, participou dos últimos dias da feira que foi prorrogada. “Já participei de outras edições e a Feira de Inverno é sempre muito boa”, disse ela que fabrica as peças para bonecas de diferentes tamanhos.

“Minha mãe está no Largo da Ordem, onde também trabalhamos. Quando terminar lá, por volta de 14h, ela vai trazer o estoque para cá. Nosso produto tem uma clientela específica. Por muitos anos, as meninas aproveitam e vêm em busca de novas roupinhas”, explica ela, ao destacar as vantagens de poder apresentar a sua produção a outros potenciais clientes pela cidade.

Presenças

Os secretários do Governo Municipal, Marcelo Fachinello, da Mulher e Igualdade Étnico-Racial, Marli Teixeira Leite, e o presidente da Fundação Cultural de Curitiba, Marino Galvão Júnior, além de vereadores e servidores das diversas secretarias envolvidas no evento estiveram presentes.

Participam do Domingo no Centro as secretarias do Governo Municipal (SGM), do Esporte, Lazer e Juventude (Smelj), do Meio Ambiente (SMMA), de Segurança Alimentar e Nutricional (SMSAN), do Desenvolvimento Humano (SMDH), da Defesa Social e Trânsito (SMDT), da Comunicação Social (Secom), da Saúde (SMS), da Mulher e Igualdade Étnico-Racial (Smir), de Desenvolvimento Econômico e Inovação (SMDEI), da Educação (SME), Extraordinária para o Desenvolvimento da Região Metropolitana de Curitiba (SEDRMC), da Fundação Cultural de Curitiba (FCC), do Instituto Municipal de Turismo (IMT), do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc), da Fundação da Ação Social (FAS), da Urbs, da Defesa Social e Trânsito (SMDT).