Ir para o conteúdo
Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade Curitiba-Ouve 156 Acesso à informação
Arquibancadas lotadas

Segundo dia do STU National em Curitiba tem participação de grandes nomes do skate

Prefeito Eduardo Pimentel acompanhado do secretário estadual do Esporte, Hélio Virbinski e outras autoridades, prestigia o Campeonato de Skate STU National 2025, no Complexo Esportivo do Tarumã. Curitiba, 26/07/2025. Foto: José Fernando Ogura/SECOM

O público lotou as arquibancadas e todo o espaço em volta das pistas de street e park no Centro Nacional de Treinamento de Skateboarding, no Complexo Esportivo Tarumã, neste sábado (26/7), segundo dia da terceira etapa do STU National 2025, o principal circuito de skate do Brasil.

Até domingo (27/7), Curitiba é o centro das atenções dos fãs do esporte. O evento trouxe à capital paranaense os principais nomes do skate nacional, nas categorias masculina e feminina, tanto nas modalidades park quanto street. O prefeito Eduardo Pimentel prestigiou o evento ao lado dos filhos Luca e Leonardo.

“Fico feliz de poder trazer para a cidade o maior campeonato nacional de skate, televisionado pela imprensa nacional. Curitiba é a capital do skate. É uma alegria ver essa organização e também a parceria com o Estado, fazendo aqui no Tarumã uma pista completa, elogiada por todos os atletas. Isso traz reconhecimento à cidade, traz lazer às famílias curitibanas e a quem gosta desse esporte olímpico, que é o skate, e traz turistas para nossa cidade. Então é recurso na veia da cidade de Curitiba”, declarou Eduardo Pimentel.


No preview available
No preview available
No preview available

Eduardo Pimentel, prefeito.

Assim como no primeiro dia do circuito, na sexta-feira (25/7), pessoas de todas as idades e muitas famílias assistiram ao vivo e pelos telões às manobras radicais dos melhores skatistas do país, dentre eles, os curitibanos Augusto Akio (Japinha), medalhista olímpico, e Gui Khury, campeão mundial de skate vertical.

Durante as competições, o apresentador destacou, na plateia, a presença do também curitibano Carlos de Andrade “Piolho”, como é conhecido, um dos grandes nomes do skate brasileiro.

Skate é família

A jovem skatista Melissa Salustiano, de 12 anos, aprovou a realização do evento em Curitiba. Moradora do Boqueirão, ela foi ao evento para ver os ídolos e para tentar conseguir autógrafos. Melissa pratica o skate há dois anos, incentivada pela irmã, e já participou de competições, a mais recente em Paranaguá.

“É a primeira vez que eu venho no Tarumã e numa competição do STU. Conheço algumas pistas de skate de Curitiba e costumo ir na do Menonitas. É importante ter muitas pistas na cidade e incentivar o esporte não apenas pelas competições. As pessoas precisam conhecer a cultura do skate, nós somos uma família”, defendeu.

Jiu-jítsu

Antes de assistir de perto as manobras surpreendentes dos participantes do STU National, o prefeito Eduardo Pimentel foi até o ginásio do Complexo Esportivo Tarumã para saudar o presidente da Federação de jiu-Jítsu do Paraná, mestre Evanri Gurgel, durante a 3ª etapa do Paranaense de Jiu-jítsu, com a participação de cerca de 1.500 atletas de todas as idades.

Ao mestre Gurgel, o prefeito contou que, quando adolescente, praticou o jiu-jítsu por três anos.

Presenças

Participaram do evento o secretário de Estado do Esporte, Helio Wirbiski, os secretários municipais do Esporte, Lazer e Juventude, Professor Euler de Freitas Silva Junior, e do Governo Municipal, Marcelo Fachinello, entre outras autoridades. Também estavam presentes o fundador do STU, Diogo Castelão, o presidente da Confederação Brasileira de Skateboarding, Eduardo Dias, e o coordenador do Centro Nacional de Treinamento de Skateboarding, Fernando Johnson.