Duas iniciativas da equipe do Escritório Local da Cohab no Caximba (ELO) demonstraram o compromisso da Prefeitura com a sustentabilidade e o fortalecimento comunitário. Na tarde desta segunda-feira (25/9), um grupo de 24 moradores e moradoras da Vila 29 de Outubro foi levado até a Fazenda Urbana, no Cajuru, onde aprenderam sobre compostagem e cultivo de hortas em espaços reduzidos.
Na semana anterior, 50 crianças da região fizeram parte de uma ação de plantio de mudas de árvores nativas. Participaram estudantes da Escola Municipal Joana Raksa e crianças atendidas pelo Cras Caximba.
“No trabalho de habitação social, o componente ambiental sempre é muito forte. Curitiba atua de maneira integrada para cuidar dos bairros, das pessoas e do meio ambiente. São ações que fortalecem os laços comunitários e melhoram a qualidade de vida dos moradores”, destaca o presidente da Cohab Curitiba, José Lupion Neto.
Capacitação
Sob orientação do gestor ambiental Vagner Cypriano, o grupo de moradores e moradoras do Caximba participou do curso de compostagem e hortas em espaço reduzido. A capacitação foi ministrada por técnicos agrícolas da Fazenda Urbana, em espaço que permite trabalhar de maneira prática os ensinamentos compartilhados.
O artesão Ivo Miguel Delvos, 61 anos, está ansioso para aplicar o conhecimento adquirido em sua própria casa, além de incentivar seus vizinhos a aderirem à prática da horta e compostagem.
"Este curso trouxe muitas ideias para mim. Vou procurar servir de exemplo para minha comunidade, incentivando todos os meus vizinhos a se envolverem na criação de hortas e composteiras", destacou.
Gislaine Cristina Marcondes e Ezequiel de Oliveira, casal que vive na Vila 29 de Outubro há seis anos, enfatizou a importância do cursos, destacando a relevância da aprendizagem prática proporcionada pelos instrutores.
"Tudo que aprendemos vai poder ser usado em nossas casas. Foi uma oportunidade para melhorar a qualidade de vida e colaborar para um ambiente mais saudável", disse Gislaine.
Plantio
A ação de plantio com as crianças aconteceu em uma área de bosque dedicada à preservação ambiental, nas proximidades das novas casas que estão em construção por meio do projeto Bairro Novo da Caximba. A iniciativa foi coordenada por Cypriano e também pelo gestor ambiental Henrique Nadolny, ambos do ELO.
Outras mudas foram plantadas no terreno da Escola Joana Raksa, para garantir sombra aos alunos nos dias de calor intenso. Foram plantadas Araucárias e Escovas de Garrafa.
“São diversos benefícios proporcionados pelas árvores, como a produção de oxigênio, a regulação do clima, a proteção do solo e o fornecimento de habitat para a fauna local. Importante levar o tema às crianças, pois elas atuam como multiplicadores na comunidade”, explicou Cypriano.
As ações fazem parte do Plano de Ação para Reassentamento (PAR), iniciativa intersetorial sob coordenação da Cohab, aprovada junto à Agência Francesa de Desenvolvimento (AFD), que é a agente financiadora do Projeto de Gestão de Risco Climático do Bairro Novo da Caximba.