O prefeito Eduardo Pimentel entregou nesta quinta-feira (4/9) a obra de revitalização do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Novo Mundo, na Avenida Brasília, 5.931. O espaço, inaugurado em 2017, passou por uma ampla reforma para melhorar a estrutura de atendimento às famílias em situação de vulnerabilidade social e oferecer melhores condições de trabalho aos servidores.
“É uma alegria entregar mais um espaço revitalizado. Tão importante quanto construir é cuidar das condições de atendimento e de trabalho. O Cras tem um papel fundamental, de acompanhar as famílias em vulnerabilidade e fortalecer vínculos, principalmente das crianças, que são o futuro da nossa cidade”, destacou o prefeito.
Eduardo adiantou que outros Cras de Curitiba, que fazem parte da Fundação de Ação Social (FAS), também serão revitalizados. “Estamos garantindo recursos para que a FAS continue sua missão de cuidar das pessoas que mais precisam.”
O presidente da FAS, Renan de Oliveira Rodrigues, também falou do compromisso que tem para revitalizar todos os 39 Cras e dez Creas da capital. “Curitiba é uma cidade inteligente e nesta gestão vamos investir mais na prevenção, para que ninguém tenha rompimento de vínculos familiares ou direitos violados. Queremos que todas as famílias curitibanas sejam cuidadas como merecem”, disse.
Revitalização
Com a reforma, o Cras recebeu serviços de pintura interna e externa, revisão de telhado, adequações hidráulicas e elétricas, implantação de divisórias internas, toldo, jardinagem, além da compra de novas cadeiras e persianas. O investimento foi de R$ 105 mil, com recursos próprios da FAS.
Agora, a unidade conta com duas salas individuais para o Cadastro Único, duas salas de atendimento técnico, um espaço ampliado para o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), além de recepção e salas administrativas.
Atualmente, o Cras Novo Mundo tem 8.415 famílias referenciadas no território e realiza, em média, 800 atendimentos mensais. Para isso, conta com oito servidores, entre assistentes sociais, educadores sociais e equipe administrativa.
“Cheguei a chorar”
A comunidade comemorou a entrega da reforma do Cras. Madalena Teixeira Barbieri, 60 anos, moradora mais antiga do Conjunto Gralha Azul, contou que se emocionou ao ver o novo espaço. “Eu cheguei a chorar porque era meu sonho e da nossa comunidade. O Cras ficou maior, com certeza vai ser muito melhor para as famílias atendidas. O que o prefeito prometeu na campanha ele está cumprindo.”
Para Aurelina Aparecida Mendes Caes, 72 anos, que participa de atividades do SCFV e atualiza o Cadastro Único no Cras, a reforma será boa para todos. “Ficou muito melhor o espaço e isso vai melhorar para todo mundo”, disse.
Presenças
A cerimônia de reinauguração contou com apresentações culturais da Banda Lyra, que tocou clássicos da música brasileira, e de um grupo de crianças da Associação Menonita de Assistência Social (Amas), que dançaram e cantaram a música Aquarela, de Toquinho.
Também estiveram presentes a diretora de Proteção Social Básica da FAS, Cintia Aumann; a coordenadora do Cras Novo Mundo, Ariane Portella; a supervisora do Núcleo Regional FAS Pinheirinho, Elisangela Stupp; a administradora regional do Pinheirinho, Janaína Lopes Gehr; e a presidente do Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS), Wanderleia Maria Santos França.
A solenidade reuniu ainda os vereadores Tico Kuzma, presidente da Câmara Municipal de Curitiba, além de Tiago Zeglin, Rafaela Lupion, Beto Moraes e Lórens Nogueira.