Ir para o conteúdo
Educação ambiental

Prefeitura de Curitiba orienta população para coibir descarte irregular de lixo

Educação ambiental da SMMA entorno do Distrito de Manutenção Urbana (DMU)no Boqueirão. Curitiba, 20/02/2026 Foto: Levy Ferreira/SECOM

Equipes da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (SMMA), realizaram nesta sexta-feira (20/2) intervenções na Rua O Brasil para Cristo, na altura da sede do Distrito de Manutenção Urbana (DMU) do Boqueirão. As ações foram motivadas porque o local tem sido usado indevidamente como ponto de descarte irregular de lixo.

Pela manhã, equipes da SMMA retiraram um caminhão de lixo e entulhos da região. De acordo com o coordenador técnico da Regional Boqueirão, Alessandro Presznhuk, esta limpeza já havia sido feita exatamente neste mesmo ponto no fim de janeiro deste ano e o mesmo problema tornou a se repetir em fevereiro.


Ações preventivas

Além deste trabalho, a Regional Boqueirão e a SMMA farão ações preventivas e de orientação para tentar evitar que o problema se repita.

Na tarde desta sexta-feira, uma equipe do Departamento de Educação Ambiental da SMMA fez uma vistoria na região para estabelecer um plano de ação. Participaram também as engenheiras Adriana Regina Brüggemam Leal e Deisy Gisely Eckert, do DMU Boqueirão, e o morador Paulo Ghignatti.

“A ideia aqui é sugerir o plantio de árvores e paisagismo, além de trabalhar a orientação com os moradores de casa em casa, ressaltando principalmente a separação do lixo reciclável, que é o primeiro passo para a destinação correta dos resíduos”, comentou a bióloga da Prefeitura Andréia Gimemnez Costa, acompanhada das colegas Regina Camargo e Patrícia Raksa.

Questão de cidadania

Fará parte das orientações do Departamento de Educação Ambiental lembrar para a população toda a estrutura que a cidade conta para coleta de resíduos, como a coleta do lixo orgânico, lixo reciclável, lixo tóxico, lixo eletrônico e os 12 Ecopontos espalhados pela cidade

“É importante também frisar que o cuidado com a limpeza da cidade é uma questão de cidadania. Além do papel da Prefeitura, que oferece toda a estrutura para a destinação correta dos resíduos, manter a cidade limpa depende que cada cidadão faça sua parte, já que as responsabilidades são compartilhadas. Os resíduos não aparecem sozinhos na rua, alguém faz o descarte irregular”, avaliou.

Jogar lixo em locais público é um comportamento classificado como crime ambiental. A população pode denunciar pela Central 156 ou 153 (Guarda Municipal).