Texto: Matheus Hildebrando Neme
Secretaria Municipal da Comunicação Social (Secom)
Os estragos provocados pelas fortes chuvas que atingiram Curitiba mobilizaram equipes da Prefeitura em todas as regiões da cidade. Somente nesta quarta-feira (4/2), a Secretaria Municipal do Meio Ambiente (SMMA) e a Secretaria Municipal de Obras Públicas (Smop) recolheram 435,40 toneladas de lixo e resíduos deixados pelo temporal.
No bairro Alto Boqueirão, foram retiradas 29,95 toneladas de lixo, com atuação de oito caminhões e de 24 coletores das equipes de Limpeza Pública da SMMA. Já no Xaxim, dois caminhões e seis coletores recolheram 5,45 toneladas. Os trabalhos seguem intensificados nas dez regionais para minimizar os estragos causados pelas chuvas.
Outros bairros também foram atendidos pelas equipes e continuam recebendo serviços de recolhimento e limpeza. Os trabalhos ocorrem simultaneamente nas regionais da cidade e devem se estender pelos próximos dias, conforme a identificação de novos pontos afetados pelas chuvas.
“O descarte dos resíduos jamais deve ser feito em finais de rua, terrenos baldios ou rios. O correto é deixar para que a estrutura pública realize o recolhimento. Estamos dando uma atenção especial para situações com risco de alagamento. É fundamental a participação e auxílio da população”, explicou o superintendente de Controle Ambiental, Ibson Gabriel Martins de Campos.
Além de materiais danificados pela chuva e deixados nas ruas, como colchões e móveis, as equipes também atuam na retirada de árvores e galhos que cederam aos ventos fortes. Para solicitar a remoção de árvores na via pública, a população deve entrar em contato com a Central 156 de Atendimento ao Cidadão.
A Smop, por sua vez, recolheu cerca de 400 toneladas de entulhos, resíduos vegetais e lixos acumulados em rios, córregos e galerias de drenagem. Em períodos de chuvas intensas, o acúmulo de resíduos compromete a vazão da água, provocando alagamentos e danos em calçadas e vias.
Trabalho em conjunto
Por determinação do prefeito Eduardo Pimentel, desde a noite de terça-feira (3/2) equipes da Defesa Social e Trânsito, Defesa Civil, Fundação de Ação Social (FAS), Meio Ambiente, Obras e administrações regionais estão mobilizadas para atender a população e reduzir os impactos da chuva.
As frentes de trabalho envolvem desde a limpeza e desobstrução de bocas de lobo, galerias pluviais e córregos, até a retirada de entulhos, resíduos vegetais, árvores e galhos. As equipes também atuam na vistoria em áreas de risco, atendimento a ocorrências emergenciais e no monitoramento constante dos pontos mais vulneráveis da cidade.
Dicas para prevenir prejuízos e ajudar a cidade a enfrentar as chuvas
- Limpe calhas, ralos e condutores de água. Folhas, galhos e lixo acumulados impedem o escoamento e podem causar infiltrações e alagamentos.
- Não jogue lixo nas ruas, terrenos baldios ou rios. Resíduos sólidos entopem bocas de lobo e galerias pluviais, aumentando o risco de enchentes.
- Preserve os rios. Denuncie o descarte irregular pelo 156 ou 153 (Guarda Municipal).
- Mantenha as bocas de lobo próximas à sua casa desobstruídas e comunique a Prefeitura pelo 156 em caso de entupimento.
- Evite construções em áreas de risco, como encostas margens de rios e fundos de vale.
- Fique atento a sinais de perigo, como rachaduras no solo, inclinação de árvores ou muros e portas emperradas.
- Faça a manutenção de telhados e estruturas. Telhas soltas podem ser arrancadas por ventos fortes.
- Não atravesse ruas alagadas ou rios cheios. Mesmo uma lâmina fina de água pode ser perigosa.
- Acompanhe os alertas meteorológicos e da Defesa Civil.
- Proteja documentos e objetos importantes, mantendo-os em locais elevados ou impermeáveis.
- Converse com vizinhos e fortaleça a prevenção coletiva. Ações conjuntas aumenta a segurança da comunidade.