Após o Outubro Rosa, mês dedicado à saúde da mulher, Curitiba inicia o Novembro Azul, voltado para a saúde do homem. O lançamento da campanha foi realizado nesta sexta-feira (7/11) pelo prefeito Eduardo Pimentel, na Unidade de Saúde Ouvidor Pardinho, no Centro.
“Fechamos o Outubro Rosa com muitas atividades, com muito cuidado e exame de prevenção às mulheres da nossa cidade. E agora entra o Novembro Azul para ‘pegar’ os homens, que, na maioria, são mais relaxados no cuidado à saúde”, iniciou o prefeito.
“É importante que o homem, que muitas vezes não se cuida, não dá atenção aos sinais do corpo, aproveite esse momento de conscientização do Novembro Azul”, completou o prefeito.
OUÇA AQUI
Eduardo Pimentel, prefeito de Curitiba.
A secretária municipal da Saúde, Tatiane Filipak, fez uma convocação, durante o evento. “Homens, quando vocês se cuidam, vocês estão cuidando de quem vocês amam e de quem ama vocês. Por isso pedimos, como mulheres agora, que vocês se cuidem, porque vocês são muito importantes nas nossas vidas”, disse.
OUÇA AQUI
Tatiane Filipak, secretária municipal da Saúde.
Circuito do Homem
Durante este mês de novembro, além do atendimento normal de segunda a sexta, algumas unidades de saúde oferecerão, aos sábados, um combo de cuidados voltado à saúde masculina, o chamado Circuito do Homem (veja a programação abaixo).
O Circuito do Homem incluirá a realização de orientações relacionadas à prevenção e cuidados para quem tem diabetes e hipertensão, teste rápido de sífilis e HIV, orientação de saúde bucal, atualização da carteira vacinal, orientações para a cessação do tabagismo, realização de exames de acordo com a necessidade e sintomas, entre outros.
O agendamento para participar do Circuito do Homem pode ser feito diretamente na unidade de saúde ou pela Central Saúde Já Curitiba, ligando pelo telefone (41) 3350-9000. A Central Saúde Já Curitiba funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 22h (inclusive nos feriados); e nos sábados e domingos das 8h às 20h.
Atendendo ao chamado
Com um histórico de enfarto, pontes de safena e colocação de stents, o agricultor Edemilson Saporetti, de 62 anos, aproveitou o chamado para participar do Circuito do Homem, nesta sexta-feira, na unidade Ouvidor Pardinho.
“Homens são todos meio relaxados. Só procuram atendimento quando estão muito mal ou quando são ‘empurrados’ por alguém. Eu aprendi que é preciso se cuidar, porque tem coisa que não tem mais retorno”, contou Edmilson.
Já o aposentado Miguel Cândido, de 72 anos, diz que foge do estereótipo de que “homens não se cuidam” e fez questão de participar do Circuito do Homem, nesta manhã. “Quando me ligaram da unidade para agendar, eu disse: ‘pode marcar’. Eu gosto de vir, tem que se cuidar.”
Saúde do homem
Tradicionalmente, os homens cuidam menos da saúde do que as mulheres. Esse comportamento impacta em números preocupantes. Segundo o Censo de 2022, a expectativa de vida dos homens no Paraná é de 75,1 anos e 81,9 anos para mulheres.
As principais causas de mortalidade precoce masculina são por: doenças cardiovasculares (como diabetes e hipertensão), causas externas (homicídios, suicídios e acidentes de trânsito) e câncer.
Os principais fatores de risco comportamentais para o adoecimento dos homens por doenças não transmissíveis e a mortalidade prematura são: tabagismo, consumo de álcool, alimentação não saudável e inatividade física.
Câncer de próstata
Segundo dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca), de 2022, em todo o país, o câncer de próstata é o segundo tipo de câncer mais incidente na população masculina, atrás apenas dos tumores de pele não melanoma.
Segundo o médico da atenção primária Rômulo Pereira, em relação ao câncer de próstata, a orientação é que os homens fiquem atentos a sintomas como: dificuldade de urinar ou necessidade constante, diminuição do jato, presença de sangue na urina. “Em qualquer uma dessas situações, a indicação é procurar um profissional de saúde. No caso do SUS, a porta de entrada é a unidade de saúde”, explica.
Presenças
Participaram do lançamento da Campanha Novembro Azul: os administradores regionais Rodrigo Reis (Portão) e José Dirceu Matos (Santa Felicidade); os superintendentes da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) Juliano Gevaerd (Executivo), Jane Sescatto (Gestão em Saúde) e Flávia Quadros (Vigilância em Saúde); o diretor-geral da Fundação Estatal de Atenção à Saúde (Feas), Sezifredo Paes; a diretora do departamento de Atenção Primária à Saúde da SMS, Juliana Hencke; a supervisora do Distrito Sanitário Matriz, Cristiane Rasera; a autoridade sanitária local da unidade Ouvidor Pardinho, Esther do Nascimento Ribas; os vereadores Serginho do Posto e João das 5 Irmãos; e a conselheira municipal de Saúde, Malu Gomes.
Âncora
Programação do Circuito do Homem
8/11 (sábado) – Circuito do Homem
Horário: 8h às 12h
Local: unidades de saúde Ouvidor Pardinho, Monteiro Lobato, Pompeia, Atuba, João Candido, Nossa Senhora Aparecida, Moradias Belém, Pilarzinho, Caiuá, Vila Sandra.
15/11 (sábado) – Circuito do Homem
Horário: 8h às 12h
Local: unidade de saúde Caximba
29/11 (sábado) – Circuito do Homem
Horário: 8h às 12h
Local: unidades de saúde Palmeira, Rio Bonito, São Braz, Vista Alegre, Nossa Senhora da Luz, Santa Quitéria II, Ipiranga, Fanny Lindoia, Cajuru, São Domingos, Estrela.
Os homens devem ficar atentos a sinais que podem indicar problemas de saúde e manter uma atitude preventiva.
- Pratique atividade física regularmente;
- Evite o uso de cigarros, a ingestão de bebida alcoólica em excesso e o uso de drogas;
- Mantenha uma alimentação saudável;
- Cuide de sua saúde bucal;
- Mantenha sua carteira de vacinação em dia;
- Nos casos de: dificuldade para urinar, demora em começar ou terminar de urinar, urina com sangue, diminuição do jato de urina, necessidade de urinar mais vezes que o habitual durante o dia ou a noite, procure um serviço de saúde. Esses sinais podem indicar problemas na próstata.
- Procure a Unidade de Saúde mais próxima de sua casa para cuidar de sua saúde.
- Em Curitiba, o primeiro atendimento com a enfermagem ou o odontológico podem ser agendados pelo Aplicativo Saúde Já
- No app também é possível verificar se existe alguma vacina em atraso
- Caso tenha sintomas leves, como dor de cabeça, mal-estar geral, dores abdominais, entre outros sintomas, ligue para a Central Saúde Já Curitiba pelo telefone 3350-9000. Você será atendido por um profissional de saúde por telefone e, caso necessário, poderá fazer uma videoconsulta com médico da Secretaria Municipal de Saúde pelo App Saúde Já.
HTML snippet. Press Enter to type after or press Shift + Enter to type before the widget
HTML snippet. Press Enter to type after or press Shift + Enter to type before the widget
HTML snippet. Press Enter to type after or press Shift + Enter to type before the widget
HTML snippet. Press Enter to type after or press Shift + Enter to type before the widget