Os dias de poeira e lama da Rua José Ordenir de Camargo, no bairro Umbará, estão próximos do fim. A via está recebendo pavimentação asfáltica numa extensão de 1.190 metros, entre as ruas Pedro Pilato e Manoel Miguel Alves Filho. As melhorias fazem parte do Programa de Revitalização e Obras de Curitiba (PRO Curitiba).
Além da Rua Ordenir de Camargo, a ação da Prefeitura de Curitiba que está mudando a realidade de vias de chão batido nos bairros ocorre nas ruas Ilíria Maria Zonta Bonato e Ana Gabardo Negrelli, também no Umbará, perfazendo 3,6 km de asfalto novo.
Sem luz, sem asfalto
Sezerina Simões de Camargo mora na rua que leva o nome do seu cunhado (José Ordenir de Camargo), há 52 anos. Ela lembrou que quando foi morar ali a região não tinha rede elétrica e as casas precisavam de lampiões de gás ou a querosene.
“Fiquei muito feliz com a chegada do asfalto por aqui. Nos dias chuva, os carros atolavam constantemente, principalmente no trecho de subida. O pó também causava muito problema. Agora está ficando tudo muito lindo, quando tiver terminado vou plantar flores nas laterais para ficar ainda melhor”, disse ela ao lado da neta Maria Eduarda Camargo.
Infraestrutura completa
A intervenção está sendo realizada por equipes coordenadas pela Secretaria Municipal de Obras Públicas (Smop). Além do asfalto, as ruas beneficiadas receberam toda a infraestrutura para prevenir alagamentos - galerias de água pluvial, bocas de lobo e meio-fio. A previsão é de que os trabalhos na Rua José Ordenir de Camargo sejam finalizados até a primeira quinzena de novembro.
Caminhão-pipa contra o pó
Perto dali, os moradores da Rua Ilíria Maria Zonta Bonato também estão contentes com a movimentação das equipes no local. A intervenção se estende numa extensão de 1.525 metros, entre a Ângelo Gai e Ana Gabardo Negrelli.
Para empresário Francisco Scroccaro Júnior, proprietário da Scroccaro Madeiras, o asfalto vai trazer qualidade de vida para os moradores e todos que circulam pela região. Ele relatou que costumava usar um caminhão pipa da empresa para molhar trechos da Rua Ilíria Maria Zonta Bonato e amenizar o problema da poeira que levantava com a circulação de caminhões.
“É uma bênção!”
“A chegada do asfalto é uma bênção. Eu moro nessa rua e a gente convive com o pó, tem muita gente de idade aqui com problema respiratório.A qualidade de vida vai aumentar um monte, sem contar a fluidez do trânsito”, resumiu o empresário.
OUÇA AQUI
Francisco Scroccaro Júnior, empresário.
A pavimentação asfáltica vai se estender também para a continuação da Rua Ilíria Maria Zonta Bonato, que passa a ser a Rua Ana Gabardo Negrelli logo depois da sede do Clube de Pesca de Conservação da Traíra. A requalificação será realizada numa extensão de 957 metros, entre a Ilíria Maria Zonta Bonato e a Nicola Pellanda.
As obras dessas duas ruas devem ser concluídas até o mês de março de 2026.
Melhorias também no Sítio Cercado
Paralelamente a este trabalho, a Prefeitura realiza melhorias na Rua Lupionópolis, no bairro Sítio Cercado.
Equipes do do Departamento de Manutenção Urbana (DMU) da Secretaria do Governo Municipal (SGM) na Regional Bairro Novo estão recuperando 200 metros de calçadas no canteiro central da via, entre as ruas Lauro Gentio Portugal Tavares e Santana do Itararé, para corrigir os desníveis que surgiram com a acomodação do terreno.
Além disso, as equipes fizeram também a recolocação do meio-fio numa extensão de 160 metros e correção das áreas de estacionamento de veículos no mesmo trecho.
Também no Sítio Cercado, a Rua Gustavo Prestes Aldenucci teve o pavimento recuperado. A intervenção foi realizada no trecho entre as ruas David Towns e Etelvina Maria da Silveira Coelho, somando 185 metros. Após a conclusão dos trabalhos, a rua recebeu sinalização horizontal, garantindo a segurança de motoristas e pedestres.
PRO Curitiba
O Programa de Revitalização e Obras de Curitiba (PRO Curitiba) é o maior da história da cidade e engloba mais de R$ 6 bilhões em investimentos da gestão Eduardo Pimentel entre 2025 e 2028. São intervenções em áreas essenciais para o cidadão como mobilidade urbana, saúde, educação, habitação social, prevenção a enchentes, zeladoria, iluminação pública, trânsito e segurança.