As ruas da Regional Santa Felicidade ganharam uma nova cara com as obras de reciclagem de asfalto. O método é eficiente e sustentável, pois reaproveita o material já existente na via, reduzindo custos e impactos ambientais.
Coordenadas pela Secretaria Municipal de Obras Públicas (Smop), as intervenções recuperaram 2.763 metros de pavimento nos bairros Santa Felicidade, Butiatuvinha e Mossunguê. Elas fazem parte do Programa de Revitalização e Obras de Curitiba (PRO Curitiba), que reúne R$ 6 bilhões em investimentos para modernizar e preparar a cidade para o futuro com ações estruturantes e sustentáveis.
Ruas e histórias preservadas
No Butiatuvinha, a Rua Angelo Zanotto foi revitalizada, trazendo memórias de antigos moradores. O motorista Samuel José Toaldo relembrou as transformações da via. “Eu nasci e me criei aqui. Antigamente era só um carreiro, depois veio o macadame, o antipó... Agora ver ela bem asfaltada é legal, ficou jóia”, contou Samuel, que trabalha em um frigorífico da região.
No Mossunguê, as ruas Catarina Luvizoto Gorda e Clara Vendramin também receberam obras. Para a moradora Rosina Tortato Kloss, que vive há 50 anos na região, a melhoria trouxe alívio. “Nos últimos meses foram muitas construções aqui perto e os equipamentos pesados acabaram destruindo o asfalto, era buraco em cima de buraco. Mas agora, com a obra, está ótimo de novo”, disse Rosina.
As obras também chegaram ao bairro Santa Felicidade, revitalizando as ruas Fernando Corrêa de Azevedo, Gerônimo Muraro e Rosa Trevisan. No Butiatuvinha também foi recuperada a Rua Angelo Pianaro.
“As obras de reciclagem de asfalto beneficiam os cidadãos com mais segurança, valorização e infraestrutura”, destacou o secretário municipal de Obras Públicas, Luiz Fernando Jamur.
PRO Curitiba
O Programa de Revitalização e Obras de Curitiba (PRO Curitiba) é o maior da história da cidade e engloba mais de R$ 6 bilhões em investimentos da gestão Eduardo Pimentel entre 2025 e 2028. São intervenções em áreas essenciais para o cidadão como mobilidade urbana, saúde, educação, habitação social, prevenção a enchentes, zeladoria, iluminação pública, trânsito e segurança.