Ir para o conteúdo
Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade Curitiba-Ouve 156 Acesso à informação
2,7 km revitalizados

Ruas da Regional Santa Felicidade ganham obras sustentáveis de reciclagem do asfalto

Obras de reciclagem de asfalto da Smop pelo Fala Curitiba. Rua Clara Vendramim 260m Mossunguê. Curitiba, 26/09/2025 Foto: Levy Ferreira/SECOM

As ruas da Regional Santa Felicidade ganharam uma nova cara com as obras de reciclagem de asfalto. O método é eficiente e sustentável, pois reaproveita o material já existente na via, reduzindo custos e impactos ambientais.

Coordenadas pela Secretaria Municipal de Obras Públicas (Smop), as intervenções recuperaram 2.763 metros de pavimento nos bairros Santa Felicidade, Butiatuvinha e Mossunguê. Elas fazem parte do Programa de Revitalização e Obras de Curitiba (PRO Curitiba), que reúne R$ 6 bilhões em investimentos para modernizar e preparar a cidade para o futuro com ações estruturantes e sustentáveis.

Ruas e histórias preservadas

No Butiatuvinha, a Rua Angelo Zanotto foi revitalizada, trazendo memórias de antigos moradores. O motorista Samuel José Toaldo relembrou as transformações da via. “Eu nasci e me criei aqui. Antigamente era só um carreiro, depois veio o macadame, o antipó... Agora ver ela bem asfaltada é legal, ficou jóia”, contou Samuel, que trabalha em um frigorífico da região.

No Mossunguê, as ruas Catarina Luvizoto Gorda e Clara Vendramin também receberam obras. Para a moradora Rosina Tortato Kloss, que vive há 50 anos na região, a melhoria trouxe alívio. “Nos últimos meses foram muitas construções aqui perto e os equipamentos pesados acabaram destruindo o asfalto, era buraco em cima de buraco. Mas agora, com a obra, está ótimo de novo”, disse Rosina.

As obras também chegaram ao bairro Santa Felicidade, revitalizando as ruas Fernando Corrêa de Azevedo, Gerônimo Muraro e Rosa Trevisan. No Butiatuvinha também foi recuperada a Rua Angelo Pianaro.

“As obras de reciclagem de asfalto beneficiam os cidadãos com mais segurança, valorização e infraestrutura”, destacou o secretário municipal de Obras Públicas, Luiz Fernando Jamur.

PRO Curitiba

O Programa de Revitalização e Obras de Curitiba (PRO Curitiba) é o maior da história da cidade e engloba mais de R$ 6 bilhões em investimentos da gestão Eduardo Pimentel entre 2025 e 2028. São intervenções em áreas essenciais para o cidadão como mobilidade urbana, saúde, educação, habitação social, prevenção a enchentes, zeladoria, iluminação pública, trânsito e segurança.