Os moradores das ruas Raul Rodrigues Gomes e Raul Poitevin, no Alto Boqueirão, receberam uma agradável surpresa. Eles haviam eleito como prioridades essas duas ruas na última edição do Fala Curitiba, mas a Prefeitura além de atender os pedidos ainda estendeu o benefício para outras seis ruas da região.
Com isso, as melhorias do pavimento somente nessa operação chegaram a 1,8 km de extensão. Iniciadas no final de agosto e concluídas em setembro, sob a coordenação da Secretaria Municipal de Obras Públicas (Smop), as obras fazem parte do Programa de Revitalização e Obras de Curitiba (PRO Curitiba) e transformaram a paisagem urbana da região, conforme é possível constatar nas imagens antes e depois da intervenção da Prefeitura.
Na Rua Raul Rodrigues Gomes, a recuperação do pavimento ocorreu no trecho a partir da Rua Francisco Derosso até o final da rua, numa extensão de 525 metros.
Já a Raul Poitevin foi requalificada no trecho entre a Rua Pastor Antônio Polito até o final da rua, perfazendo 317 metros. Além do asfalto, as vias receberam nova sinalização horizontal de trânsito.
Pedidos do Fala Curitiba
Ivo Conrad e Emília Slonik, que moram na Rua Raul Poitevin há quase 40 anos, contaram que antes da intervenção da Prefeitura tinha muita trepidação com o trânsito de veículos.
“Nossa rua era de antipó, só buraco e remendo, terrível. Junto com os vizinhos, fizemos vários pedidos no Fala Curitiba, participamos das reuniões e, graças a Deus, deu certo. Agora é outra coisa, né? Não tem mais barulho. Então, foi bom que já fizeram as outras ruas todas as transversais aqui, então ficou ótimo”, comemorou Emília.
OUÇA AQUI
Emília Slonik, moradora.Na mesma região, a Rua Raul Rodrigues Gomes, que corta a Raul Poitevin, também recebeu várias solicitações dos moradores por causa das condições precárias do pavimento.
Além disso, devido ao trânsito intenso de veículos na região nos horários de pico, a Rua Professor Raul Rodrigues Gomes se tornou caminho alternativo à Rua Pastor Antônio Polito, devido ao grande volume de tráfego, principalmente nas proximidades do cruzamento com a Rua Francisco Derosso.
Melhorias para a toda a região
Para Ingrid Aparecida Ribeiro de Oliveira, que mora há dois anos na rua, a mudança foi muito bem recebida e veio em boa hora.
“A rua estava muito feia, esburacada, muito ruim. Em dias de chuva formava aquelas poças. Não podia chover muito que já fazia buraco, a Prefeitura fazia o tapa-buraco, mas o problema voltava a se repetir. Nós fizemos abaixo-assinado, solicitamos o asfalto pelo Fala Curitiba e as autoridades resolveram. Ficou muito bom. Nossa, é outra rua, né? Toda a região, na verdade, não é só essa rua, as laterais também foram beneficiadas”, elogiou Ingrid.
OUÇA AQUI
Ingrid Aparecida Ribeiro de Oliveira, moradora.
As solicitações ao programa Fala Curitiba também foram positivas para a comunidade escolar da região. A requalificação do pavimento da Rua Albino Frederico Foerster beneficiou os alunos, professores e funcionários do Colégio Estadual Roberto Langer Junior. As melhorias foram realizadas no trecho entre as ruas Pastor Antônio Polito e Professor Raul Rodrigues Gomes, ao longo de 178 metros.
Benefício para a comunidade escolar
Para Marcelo Boeno de Oliveira, diretor auxiliar do colégio onde estão matriculados cerca de 1.200 alunos, a Prefeitura ouviu a comunidade e resolveu o problema.
“A rua era de antipó, o que atrapalhava muito na questão aqui do trânsito, que era intenso, principalmente na entrada e saída dos alunos. E daí teve o Fala Curitiba no Cejuv Eucaliptos e pedimos para a comunidade para ir lá, pedir a melhoria das ruas aqui da região, principalmente na entrada e saída da escola”, explicou.
OUÇA AQUI
Marcelo Boeno de Oliveira, diretor do Colégio Estadual Roberto Langer Júnior.
O diretor destacou a rapidez da Prefeitura para resolver o problema.
“Fomos prontamente atendidos pelo prefeito, que em menos de duas semanas já trouxe as máquinas e começou o trabalho e já está pronto aí para a alegria da comunidade”, relatou.
Quem também ficou contente com o asfalto foi a dona Terezinha Francisca dos Santos, que mora há nove anos na Rua Julieta Scamussa Marques, que também recebeu asfalto novo.
“A rua era muito feia, cheia de remendos. Nós fizemos o pedido no Fala Curitiba quando a equipe veio no Cejuv Eucaliptos e foi tudo resolvido. Ficou muito boa a nossa rua”, elogiou.
Como foi feito o trabalho
As intervenções ocorreram pelo método de reciclagem do asfalto, uma técnica que transforma ruas com asfalto primário, conhecido como antipó, em vias com pavimento de boa qualidade.
O processo começa com a remoção da camada de antipó danificada e o reforço estrutural do pavimento. O asfalto antigo é triturado e reaproveitado como base para a adição de concreto e massa asfáltica. Em seguida, são aplicadas camadas de reperfilamento e revestimento. Geralmente, a via recebe mais de uma camada e, por último, a sinalização, que é feita após o tempo necessário para garantir segurança, aderência e durabilidade do material, conforme critérios técnicos estabelecidos.
Fala Curitiba
As solicitações por melhorias nos bairros podem ser feitas à Central 156 e no Fala Curitiba, programa coordenado pelo Instituto Municipal de Administração Pública que recebe demandas da população através de consultas públicas, que ajudam a definir o orçamento municipal, e são uma forma de aproximar as necessidades da população do planejamento da cidade.
PRO Curitiba
O Programa de Revitalização e Obras de Curitiba (PRO Curitiba) é o maior da história da cidade e engloba mais de R$ 6 bilhões em investimentos da gestão Eduardo Pimentel entre 2025 e 2028. São intervenções em áreas essenciais para o cidadão como mobilidade urbana, saúde, educação, habitação social, prevenção a enchentes, zeladoria, iluminação pública, trânsito e segurança.
Veja as ruas beneficiadas com asfalto novo no Alto Boqueirão
- Rua Professor Raul Rodrigues Gomes, entre a Rua Francisco Derosso até o final de rua - 525m;
- Rua Raul Poitevin, entre a Rua Pastor Antônio Polito até o final de rua – 317m;
- Rua Jorge Carlos Buczek entre as ruas Professor Raul Rodrigues Gomes e Pastor Antônio Polito – 175m;
- Rua Ana Jorge de Oliveira Carvalho entre as ruas Professor Raul Rodrigues Gomes e Pastor Antônio Polito – 160m;
- Rua Doutor Jonas Salomão Dequech entre as ruas Professor Raul Rodrigues Gomes e Pastor Antônio Polito – 178m;
- Rua Albino Frederico Foerster entre as ruas Pastor Antônio Polito e Professor Raul Rodrigues Gomes - 178m;
- Rua Julieta Scaramussa Marquês entre as ruas Professor Raul Rodrigues Gomes e Pastor Antônio Polito – 178m;
- Rua Cícero Francisco dos Anjos entre as ruas Professor Raul Rodrigues Gomes e Pastor Antônio Polito – 179m.