Ir para o conteúdo
Casa própria

Prefeito entrega moradia no Pinheirinho e vistoria obra de 96 apartamentos no CIC

Prefeito Eduardo Pimentel visita o moradias Jardim Raksa, no Pinheirinho. Curitiba, 15/01/2026. Foto: Pedro Ribas/SECOM

Da emoção da chave na mão à vistoria de um canteiro de obras em ritmo acelerado, a política habitacional esteve em destaque na agenda do prefeito Eduardo Pimentel, nesta quinta-feira (15/1). Duas intervenções da Companhia de Habitação Popular de Curitiba (Cohab) foram visitadas por Pimentel: o Moradias Jardim Raksa, empreendimento concluído no Pinheirinho; e o Residencial Corbélia, em obras no bairro São Miguel.

“Começamos 2026 já entregando moradia nova, que é uma das prioridades da nossa gestão. Temos um compromisso com a pauta habitacional, em especial para atendimento das famílias que mais precisam”, disse o prefeito, acompanhado do presidente da Cohab, André Baú.


Chave na mão 

No Moradias Jardim Raksa, Eduardo Pimentel entregou as chaves de um dos apartamentos ao servente de pedreiro Geremias dos Santos, de 57 anos, que vai morar com a esposa Vani, que é diarista. O conjunto está localizado na Rua Neusa de Fátima Ferreira, no Pinheirinho, e é composto por oito apartamentos de 47 m², distribuídos em dois blocos de dois pavimentos.

As unidades, destinadas aos inscritos mais antigos da fila da Cohab, simbolizam o compromisso da atual gestão em resolver demandas represadas e atender famílias que aguardavam há anos pela casa própria. O investimento total no empreendimento foi de R$ 1,8 milhão, com 100% dos recursos oriundos do Fundo Municipal de Habitação de Interesse Social (FMHIS).

Os apartamentos contam com dois quartos, piso cerâmico, azulejos nas áreas de cozinha e banheiro, além de louças sanitárias já instaladas. Nas áreas comuns, o conjunto dispõe de estacionamento para carros e área de grama. Todo o perímetro é cercado por gradil e, no entorno, foram implantadas novas calçadas e realizado o plantio de grama.

“Falei para minha esposa que um dia nossa hora chegaria e hoje estamos recebendo esse apartamento novinho. Estamos muito felizes com essa conquista, é um marco em nossas vidas”, disse Geremias.

Os oito apartamentos do Moradias Jardim Raksa demonstram o aproveitamento estratégico na condução da habitação social. “Nossa ideia é utilizar todas as áreas disponíveis, independentemente do tamanho. Temos também grandes conjuntos, mas se em um terreno couberem quatro casas, serão mais quatro famílias vivendo com dignidade”, destaca André Baú.

Obras aceleradas na CIC

Na sequência, o prefeito vistoriou as obras do Residencial Corbélia, no bairro São Miguel, que faz parte da Regional CIC. O empreendimento contará com 96 apartamentos distribuídos em blocos de quatro pavimentos e é destinado às famílias com renda de até R$ 2.850 mensais, a chamada faixa 1, tanto da fila da Cohab quanto de áreas em situação de vulnerabilidade social.

“Essa obra tem um simbolismo especial, pois foi o primeiro conjunto habitacional contratado na minha gestão, com apenas 24 dias de governo, em janeiro de 2025. Foi a retomada das moradias para a faixa 1 em Curitiba, justamente as famílias que mais precisam”, ressaltou Pimentel.

Os recursos para a construção do conjunto são do Fundo de Arrendamento Residencial (FAR), com contrapartida da Prefeitura, que também disponibilizou o terreno para o empreendimento.

Os apartamentos terão dois quartos, 52 m² de área privativa e varanda em todas as unidades. O conjunto também contará com infraestrutura completa de lazer e convivência, incluindo vagas de garagem, bicicletário coberto, salão de festas, biblioteca infantil, quadra de areia, parquinho e pet place.

Compromisso com a política habitacional

Ao visitar os dois empreendimentos, o prefeito reforçou o compromisso com a questão da moradia e a meta estabelecida de gerar 20 mil soluções habitacionais ao longo dos quatro anos de mandato, por meio de diferentes modalidades de atendimento: novas contratações, parcerias, regularizações fundiárias, reassentamentos e aluguel social.

As visitas contaram com a participação do diretor de Habitação da Cohab, Diogo Pouzato; do diretor de Crédito Imobiliário, Arielson Bittencourt; e do administrador regional da CIC, Rudimar Fedrigo.

Atualmente, o programa habitacional da Prefeitura conta com 1.969 moradias em construção e outras 5.050 em fase de aprovação para atendimento da fila de inscritos na Cohab e moradores que enfrentam vulnerabilidade social em áreas de risco. No primeiro ano de gestão, em 2025, foram entregues 868 unidades habitacionais.