Ir para o conteúdo
Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade Curitiba-Ouve 156 Acesso à informação
Uma pitangueira

Prefeito Eduardo Pimentel planta a árvore número 125 mil e bate a meta do ano em 9 meses

Prefeito Eduardo Pimentel acompanhado da secretária do Meio Ambiente, Marilza Dias e outras autoridades, efetua o plantio de árvore de número 125.000, na Avenida Comendador Franco. Curitiba, 18/09/2025. Foto: José Fernando Ogura/SECOM

Três meses antes do programado, o programa Meio Milhão de Árvores para Curitiba atingiu a meta anual do plantio de 125 mil árvores nesta quinta-feira (18/9). O plantio foi feito pelo prefeito Eduardo Pimentel e integra a programação da Prefeitura pelo Dia da Árvore, celebrado em 21 de setembro.

A árvore de número 125 mil foi uma pitangueira. Além dela, o prefeito plantou uma jabuticabeira e duas mudas de paus-ferros, todas no corredor de 4 mil árvores que a Prefeitura está implantando na Avenida Comendador Franco (Avenida das Torres).

“Este plantio histórico também é pelo Dia da Árvore, 21 de setembro, que inclusive é o dia do meu aniversário de 41 anos. O compromisso da minha gestão é plantar 125 mil árvores por ano e chegamos a essa marca três meses antes do fim de 2025. Vamos superar a marca de 500 mil árvores em quatro anos”, disse Eduardo Pimentel.

O plantio desta quinta-feira (18/9) foi feito perto da Torre da Sustentabilidade, monumento que as equipes da Secretaria Municipal do Meio Ambiente estão limpando e recuperando e que se tornará um jardim vertical

“Curitiba é sustentável, gosta do verde das árvores e produz muitas mudas de qualidade no Horto Municipal da Barreirinha. Vamos continuar plantando pela cidade e a Avenida das Torres será o maior corredor de biodiversidade feito pela Prefeitura na cidade”, concluiu o prefeito.

Corredor verde

O corredor da Avenida das Torres terá 8 quilômetros de extensão e vai ligar as proximidades de São José dos Pinhais até a Rodoferroviária de Curitiba. 

O plantio é feito em etapas. A primeira está sendo concluída com mil árvores no trecho entre a divisa com São José dos Pinhais até a Rua Henrique Mehl, no Uberaba. 

A segunda etapa, ainda em planejamento, será da Henrique Mehl até o viaduto da Linha Verde, no Jardim das Américas. A terceira e última etapa será do viaduto da Linha Verde até a região da Rodoferroviária, no Centro. Serão 4 mil novas árvores com espécies nativas e frutíferas. 

A secretária municipal do Meio Ambiente, Marilza Dias, explicou que o programa Meio Milhão de Árvores para Curitiba, além do plantio, prevê o acompanhamento técnico e a manutenção das mudas de árvores. 

“As árvores reforçam o nosso compromisso com a biodiversidade, com o equilíbrio climático e a melhoria da qualidade de vida urbana. Os corredores ajudam a conectar áreas verdes da cidade, reduzem as ilhas de calor e também fazem parte das nossas estratégias definidas no Plano de Mitigação e Adaptação às Mudanças Climáticas (PlanClima) para o enfrentamento aos efeitos das mudanças climáticas”, explicou Marilza.

Participação comunitária

O sucesso do programa Meio Milhão de Árvores também é resultado da parceria entre  o poder público e a população. Nesta sexta-feira (19/9), a Prefeitura vai distribuir mais 10 mil mudas de árvores para os moradores de Curitiba nas dez Administrações Regionais da cidade.

Presenças

Acompanharam o plantio, o superintendente de Obras e Serviços do Meio Ambiente e diretor interino de Arborização e Produção Vegetal, Jean Brasil; os diretores de Parques e Praças, Giovando Amorim Romanine, de Recursos Hídricos e Saneamento, Antônio Carlos Gerardi, e de Pesquisa e Conservação da Fauna, Edson Ferraz Evaristo de Paula; a arquiteta e urbanista do Meio Ambiente Denise Mitiko Murata; o responsável técnico pelo plantio do Horto Municipal do Barreirinha, Roberto Salgueiro; o presidente do Instituto Municipal de Turismo, Rodrigo Dalla Bona Swinka; o administrador regional do Cajuru, Agostinho Creplive Filho; o superintendente da Guarda Municipal, Carlos Celso dos Santos Júnior; e o vereador João da 5 Irmãos.