Ir para o conteúdo
Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade Curitiba-Ouve 156 Acesso à informação
Urgência e emergência

Prefeito Eduardo Pimentel entrega 20 ambulâncias para renovação da frota do Samu

Prefeito Eduardo Pimentel com a secretária da Saúde, Tatiane Filipak, entrega novas ambulâncias para o Samu. Curitiba, 30/06/2025. Foto: Pedro Ribas/SECOM

O prefeito Eduardo Pimentel entregou, nesta segunda-feira (30/6), 20 novas ambulâncias que serão utilizadas na renovação da frota do Samu Curitibano. O ato simbólico aconteceu em cerimônia realizada no estacionamento do Palácio 29 de Março, no Centro Cívico.

“Quero dizer a vocês que me orgulho em vestir uma jaqueta dessa aqui (do Samu) pelo trabalho que vocês representam. Muito obrigado em nome da cidade e dos curitibanos. Vocês salvam vidas todos os dias e merecem o nosso reconhecimento”, afirmou o prefeito aos funcionários do Samu.

No preview available
No preview available

Eduardo Pimentel, prefeito de Curitiba.

“Agradeço poder vivenciar esse momento maravilhoso: a Saúde de Curitiba é um exemplo. Curitiba é uma cidade que cuida da população e investe em Saúde, com uma gestão municipal comprometida com o cidadão”, disse a secretária municipal da Saúde de Curitiba, Tatiane Filipak.

No preview available
No preview available

Tatiane Filipak, secretaria municipal de Saúde.

Cada veículo novo tem um valor de R$ 289 mil, totalizando um investimento de R$ 5,8 milhões. As ambulâncias foram repassadas ao município pelo Ministério da Saúde. “Agradeço ao governo federal por essa disponibilização aqui hoje. Com essa parceria, quem ganha é a nossa população”, completou o prefeito.


Recertificação Angels

Durante o evento, representantes da iniciativa Angels (organização global da Boehringer Ingelheim), entregaram ao prefeito e à secretária Tatiane a recertificação do Samu Curitiba, nível Diamond (o mais alto), dentro do programa Cidade Angels.

“É uma honra estar aqui em Curitiba, não só representando a Boehringer, mas uma honra como curitibano. Quando a gente começou a falar de Cidade Angels internamente, eu disse na empresa, ‘Cidade Angels é a cara de Curitiba’, que é uma cidade que cuida e é uma cidade inovadora, uma cidade que educa. Então, hoje, a gente está muito feliz de estar aqui entregando um prêmio para o Samu, que é uma certificação internacional que mostra que o Samu Curitibano é uma referência para todo mundo”, afirmou o gerente de Ecossistema de Saúde Público da Boehringer, Kleber Primo.

No preview available
No preview available

Kleber Primo, gerente de Ecossistema de Saúde Público da Boehringer.

Cidade Angels

O Cidade Angels é um programa da iniciativa Angels, uma organização global da Boehringer Ingelheim, com apoio da World Stroke Organization, que trabalha em prol da qualificação do atendimento ao acidente vascular cerebral (AVC) no mundo.

A certificação reconhece cidades comprometidas com a prevenção, tratamento e reabilitação de pacientes com AVC. Para receber a certificação, a capital e os seus serviços de saúde foram avaliados em critérios rigorosos, como protocolos de atendimento, capacitação de profissionais de saúde e ações de conscientização pública.

O Samu, o Hospital de Clínicas e o Hospital Evangélico Mackenzie receberam certificação Diamond e o Hospital Santa Casa, Platinum, em 2024. As certificações demonstram que os serviços seguem os protocolos e tem todo os seus profissionais treinados, para reconhecer os sinais e intervir em caso de AVC.

Curitiba recebeu, então, em dezembro de 2024, a certificação de Cidade Angels. Na época, foi a primeira capital Angels do mundo.

Além de Curitiba, atualmente, apenas sete municípios do Brasil têm a certificação de Cidade Angels: Ribeirão Preto (SP), Ituverava (SP), Gravataí (RS), Sapucaia do Sul (RS), Quixeramobim (CE), Serra Talhada (PE) e Joinville (SC). Fora do país já receberam esse reconhecimento também 28 municípios de 9 países: Chile, Espanha, Itália, Portugal, Polônia, Hungria, Ucrânia, República Tcheca e Vietnã. Entre as cidades certificadas estão Siena (Itália) e Hanói (Vietnã). 

Recentemente, Curitiba foi homenageada pela Iniciativa Angels durante o Congresso do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems), que aconteceu de 15 a 18 de junho em Belo Horizonte (MG), por ter sido a primeira capital Angels do mundo.  

E agora, em 2025, num novo ciclo de certificação, que começa pela reavaliação dos serviços de saúde, o Samu recebe sua recertificação Diamond, comprovando que o serviço permanece atendendo os mais altos critérios da Iniciativa Angels. 

Samu  

O Samu Curitiba conta atualmente com 32 ambulâncias, sendo 26 da frota operacional e 6 reservas, além de 2 helicópteros (em parceria com Polícia Rodoviária Federa e Polícia Militar).  

A Central Metropolitana 192 do Samu recebe em média 1.095 ligações por dia. Considerando os atendimentos em que há despacho de ambulância, são realizados em média 541 atendimentos diários em toda a área de abrangência metropolitana de atuação.

Levando em conta apenas o Samu Curitiba, são feitos em média 340 atendimentos com ambulância por dia, sendo 203 com ambulância de suporte básico, 43 com ambulâncias de suporte avançado ou helicópteros, para pacientes com maior gravidade, e outros 94 para deslocamento de pacientes entre um serviço de saúde e outro.

Presenças

Estiveram presentes no evento também o superintendente do Ministério da Saúde – Seção Paraná, Luiz Armando Erthal; o diretor-geral da Secretaria de Estado da Saúde, César Neves; o secretário do Governo Municipal, Marcelo Fachinello; o secretário da Comunicação Social, Marc Sousa; a presidente do Instituto Municipal de Administração Pública (Imap), Beatriz Battistella; a deputada estadual Márcia Huçulak; o presidente da Fundação de Ação Social, Renan de Oliveira Rodrigues; o controlador-geral do município, Bruno Pandini; e a consultora científica da Iniciativa Angels, Dayane Diehl.

Participaram também o administrador regional do Portão, Rodrigo Reis; o superintendente Executivo da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), Juliano Gevaerd; a superintendente de Gestão em Saúde da SMS, Jane Sescatto; a diretora do Departamento de Urgência e Emergência, Keity Arias; a diretora Administrativa do Departamento de Urgência e Emergência, Katiuscia Schiontek; funcionários do Samu; o vereador Hernani e a conselheira municipal, Malu Gomes.