O prefeito Eduardo Pimentel visitou nesta segunda feira (1/12) a Casa de Apoio Ideal, no bairro Jardim Botânico. O espaço completa 25 anos de funcionamento e recebe cerca de 400 pessoas por dia que chegam de municípios do interior do Paraná para realizar tratamento médico na capital.
A visita foi feita a convite da fundadora da instituição, a deputada federal e secretária de Estado da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa, Leandre Dal Ponte. O prefeito esteve acompanhado dos pastores do Conselho de Ministros Evangélicos do Estado do Paraná (Comep). Entre eles, o bispo Antonio Cirino Ferro, presidente do Comep; Cicero Bezerra, vice-presidente; Paulo Zucoli, secretário; e Gerhard Fuch e Alexandre Monteiro, diretores.
Segundo o prefeito, a Casa de Apoio Ideal representa um exemplo de acolhimento às pessoas que chegam a Curitiba em busca de apoio no momento mais difícil.
“O período de um tratamento médico costuma ser cercado de angústia e incerteza, por isso encontrar um espaço que oferece tranquilidade faz toda a diferença. Conhecer essa estrutura de perto renova a certeza de que iniciativas como esta fortalecem nossa cidade e acolhem quem mais precisa”, disse Eduardo Pimentel.
O prefeito e os pastores conheceram toda a estrutura da casa. A secretária Leandre Dal Ponte explicou que muitos pacientes chegam à capital para consultas e retornam no mesmo dia, enquanto outros permanecem por semanas ou meses quando o tratamento é mais longo, como nos casos de câncer ou recuperação após transplante de medula. Essa acolhida não tem custo para os pacientes, são as prefeituras que fazem esse encaminhamento.
“Aqui o paciente encontra segurança e acolhimento. Ele pode descansar, tomar café da manhã, almoçar e jantar. E quando passa por uma cirurgia, tem a tranquilidade de se recuperar em um lugar adequado”, afirma Leandre.
Após conhecerem a estrutura, o prefeito e os pastores almoçaram no restaurante utilizado diariamente pelos pacientes.
25 anos de cuidado
A Casa de Apoio Ideal está completando 25 anos. Foi criada a partir do sonho de Leandre Dal Ponte. Quando atuava como secretária de Saúde em Saudade Iguaçu, no Sudoeste do Paraná, ela acompanhou de perto o sofrimento das famílias que precisavam viajar a Curitiba para buscar atendimento especializado. Sem condições de melhorar o acolhimento oferecido na época, decidiu idealizar um espaço que proporcionasse dignidade às pessoas que vinham do interior para tratamentos médicos.
Ao concluir o mandato, Leandre se mudou para Curitiba determinada a abrir uma casa que oferecesse esse suporte. Começou com 20 leitos e, 25 anos depois, a Ideal conta com mais de 340. Atualmente atende pessoas de 200 municípios do Paraná, além de outros convênios, e mantém cerca de 400 atendimentos diários.
O compromisso com a qualidade do atendimento motivou a busca por parcerias com universidades, igrejas e entidades da sociedade civil. As atividades sociais oferecidas ajudam a aliviar o sofrimento de quem precisa permanecer na capital por longos períodos.