Caminhar pelas ruas é uma das formas simples e agradável de viver a cidade, de estimular hábitos saudáveis e sustentáveis. Quando o percurso é seguro e confortável, a mobilidade ativa ganha força e melhora o dia a dia das pessoas. Em Curitiba, essa premissa está presente no planejamento urbano, especialmente nas obras estruturantes do Novo Inter 2 e do BRT Leste-Oeste, que estão ampliando a construção de calçadas modernas, acessíveis e melhorando a experiência de quem circula a pé pelos bairros.
Além de reorganizar o transporte coletivo com novos corredores, binários, pontes e viadutos, as obras dos dois projetos incluem a requalificação completa dos espaços destinados ao pedestre. Entre obras concluídas e em andamento já são 125.879 metros de novas calçadas.
Somente em 2025, foram entregues, pelos dois projetos, 26.020 metros e outros 99.859 estão atualmente em construção. E há mais pela frente, com execução das obras que estão em andamento.
Outros 3.730 metros de novas calçadas, seguindo o modelo de acessibilidade que prioriza os pedestres, foram entregues nas ruas Prefeito Erasto Gaertner, no Bacacheri, e Emiliano Perneta, no Centro, a partir do programa Caminhar Melhor.
As obras de calçadas tornam a cidade mais humana, inclusiva e com melhores condições para a mobilidade ativa. O prefeito Eduardo Pimentel destaca que investir em calçadas de qualidade faz parte de uma cidade pensada para as pessoas.
“Com esses investimentos em obras de mobilidade urbana estamos modernizando o transporte público e, ao mesmo tempo, garantindo que os bairros recebam requalificação na infraestrutura, incluindo calçadas mais seguras, acessíveis e confortáveis. Isso melhora a vida de quem caminha, aproxima serviços e reforça o convívio das pessoas na cidade”, diz Eduardo Pimentel.
Acessível aos pedestres
Entre as ruas já contempladas com nova calçada está a Avenida Victor Ferreira do Amaral, no Tarumã, onde as intervenções do Lote 4 do Novo Inter 2 garantiram cerca de 3,8 km de espaço acessível aos pedestres. As melhorias são elogiadas pelo tosador de cachorros Elisandro Gonçalves, que trabalha em um pet shop e há 25 anos caminha pelas ruas do bairro.
“Calçadas planas e acessíveis fazem 100% de diferença. Os moradores caminham mais, saem mais pra rua, deixam mais os carros na garagem. Antigamente eram de paralelepípedo, desnivelada por causa das raízes das árvores, então conforme elas cresciam estouravam a calçada. Agora tá tudo plaininho, retinho”, avalia Gonçalves.
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Elisandro Gonçalves
Destaque nacional
Curitiba já é destaque nacional entre as capitais que estimulam o deslocamento a pé e a ocupação qualificada dos espaços urbanos. Dados do Censo Demográfico 2022, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), mostram que a cidade possui a segunda maior cobertura de calçadas do país, com 95% dos domicílios urbanos particulares cercados por passeio público. Com as obras de mobilidade em andamento, esse índice deve crescer ainda mais.
Nivelamento do passeio
Em cada trecho requalificado, estão sendo implantados piso tátil direcional e de alerta, rampas de acessibilidade, faixas de travessia e nivelamento do passeio, priorizando a circulação segura de pessoas com deficiência, idosos, famílias com carrinhos de bebê e quem tem mobilidade reduzida.
As novas calçadas seguem padrões modernos de acessibilidade, com materiais mais duráveis, melhor drenagem e largura adequada ao fluxo de pessoas.
As intervenções são coordenadas pela Secretaria Municipal de Obras Públicas (Smop) e integram o Programa de Revitalização e Obras de Curitiba (PRO Curitiba), o maior da história da cidade, com mais de R$ 6 bilhões em investimentos previstos entre 2025 e 2028 pela gestão Eduardo Pimentel.
O secretário municipal de Obras Públicas, Luiz Fernando Jamur, reforça que a implantação das novas calçadas é uma etapa essencial da reurbanização dos bairros.
“São obras que têm um impacto direto na vida das pessoas. Estamos criando percursos mais agradáveis e acessíveis para quem vive e circula por Curitiba, para democratizar a cidade aos idosos, às pessoas com mobilidade reduzida, às famílias com crianças pequenas que poderão caminhar com segurança e conforto”, explica Jamur.
Conforto e segurança
Moradores e comerciantes das ruas já contempladas com novas calçadas relatam melhorias perceptíveis na mobilidade, no conforto e na segurança ao circular pelos bairros.
Na Rua Hayton da Silva Pereira, também contemplada com intervenções do Novo Inter 2, a padronização das calçadas, com acessibilidade, tornaram mais fácil o dia a dia da dona de casa Francielle Garcia da Silva, moradora do Capão da Imbuia e mãe do Hector e do Henrique Adriano.
“Com essas mudanças das calçadas, mudou os acessos, agora tem mais semáforo para a população, os idosos, as crianças que frequentam a escola aqui na frente do Detran. Ficou bem acessível para eles que podem atravessar com segurança. Os idosos que caminham, que andam sozinhos podem caminhar tranquilo sem cair. Para as pessoas que têm carrinho, que andam de bicicleta, ficou bem bom”, contou Francielle.
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Francielle Garcia da Silva
A Rua Professora Olga Balster, que foi completamente requalificada, junto com a Rua Professor Nivaldo Braga, no Tarumã, como parte das obras do Ligeirão (BRT) Leste/Oeste, também recebeu melhorias e requalificação das calçadas.
O aposentado João Carlos Machado Damian, morador da rua, aprovou as mudanças e desde que a obra foi finalizada, cuida com esmero do espaço de floreira na calçada.
“Ficou melhor do que antes, 99% melhor. É que fica tudo padrão, tá tudo certinho, como eles querem fazer pra Curitiba toda, que vai ser nesse padrão. Pra mim mesmo é bem melhor. E eu já tinha calçada, mas a maioria da vizinhança não fazia calçada na frente da sua casa. Agora todo mundo tem calçada, então pra uma pessoa idosa, que tem dificuldade de caminhar, é bem melhor”, disse o aposentado.
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João Carlos Machado Damian
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