Novos binários e incentivo a centralidades
O sistema viário também vai receber qualificações ao longo do percurso do BRT Leste-Oeste. Uma das mais relevantes é a criação do binário Olga Balster e Nivaldo Braga, ligando os bairros Tarumã e Cajuru. Serão 2.100 metros na Olga Balster, entre a Rua Assma Karan Geara, no Cajuru, e a Avenida Victor Ferreira do Amaral, no Tarumã. No sentido oposto, na Rua Nivaldo Braga, serão 2.400 metros, entre a Victor Ferreira do Amaral, no Tarumã, e a Rua Miguel Caluf, no Cajuru.
Com os novos sentidos, o trânsito ganha mais agilidade e os gargalos nos horários de pico são reduzidos, melhorando o fluxo e a segurança para motoristas e pedestres. As vias terão faixa exclusiva para o transporte coletivo, infraestrutura cicloviária e melhor acessibilidade com novas calçadas. O edital de licitação da obra do binário foi publicado em junho de 2022 e as obras devem ocorrer em 18 meses.
Em outro ponto, no Cajuru, a Rua Nagib da Silva será fechada à circulação de veículos entre as ruas Filipinas e Ceilão, que também formarão um binário para melhoria do fluxo local. O calçadão de duas quadras da Nagib vai estimular a ocupação do espaço urbano, com incentivo à mobilidade ativa, preferência para a circulação de pedestres, além do consumo de comércio e serviços da centralidade.