Os servidores da Prefeitura de Curitiba podem fazer cursos em instituições de ensino superior que têm convênio com o Município, pagando a matrícula e as mensalidades com desconto. A informação foi apresentada na quarta-feira (24/9), durante a discussão dos temas propostos pelo Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Curitiba (Sismuc).
A Secretaria Municipal de Gestão de Pessoal (SMGP) debateu a pauta relativa aos servidores da carreira de agentes administrativos – um contingente de quase 1500 profissionais. A reunião foi realizada na sede do IPMC (Instituto de Previdência dos Servidores do Município de Curitiba), no Edifício Delta, no Alto da Glória.
De acordo com o Instituto Municipal de Administração Pública (Imap), o desconto nas instituições conveniadas é válido para cursos de graduação, pós-graduação Lato Sensu e Stricto Sensu, entre outros, e pode beneficiar também os dependentes dos servidores e estagiários da Prefeitura. A oferta dos cursos com descontos varia de acordo com cada instituição e os detalhes podem ser conferidos pelo site.
Outra informação do Imap foi quanto à possibilidade de participação de cursos de pós-graduação para servidores que ingressaram no quadro com nível médio, como os agentes administrativos, mas que têm formação superior. Esses servidores podem participar dos cursos de pós-graduação Lato Sensu – Especialização, certificados pela Escola de Administração Pública do Imap, participando do processo seletivo.
Quanto à realização de concurso público para esta e outras carreiras, a superintendente da SMGP, Silvia Cherubin, explicou que a sua realização depende da disponibilidade financeira do Município. A superintendente informou que neste momento a SMGP trabalha na preparação do concurso para guardas municipais e na realização da transição, procedimento de carreira que afeta servidores da Educação, da Saúde e da Defesa Social.
Analistas de desenvolvimento organizacional
Também na quarta-feira (24/9), noutra reunião, a Prefeitura e o Sismuc debateram os temas dos analistas de desenvolvimento organizacional. “Ouvimos os servidores de todas as carreiras e procuramos dialogar com cada grupo”, afirmou.
Entre os pedidos dos servidores estão a mudança do nome da carreira, devido à amplitude de tarefas que desempenham no dia a dia das secretarias, e a alteração da descrição das atividades.
Silvia Cherubin observou que algumas das propostas sugeridas convergem com temas que vêm sendo debatidos internamente na SMGP. Ela lembrou que em 2026 haverá a revisão do plano de carreira dos servidores nas diferentes leis e que deverá ser observada a disponibilidade financeira e orçamentária e a lei de responsabilidade fiscal.
As atas das reuniões podem ser consultadas pelo Portal do Servidor, no link Documentos da Negociação Sindical.