Ir para o conteúdo
Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade Curitiba-Ouve 156 Acesso à informação
Intercâmbio científico

Pesquisadores internacionais visitam Fazenda Urbana para projeto sobre mudanças climáticas e créditos de carbono

Pesquisadores internacionais participaram de uma visita técnica à Fazenda Urbana da CIC para conhecer as ações de sustentabilidade e segurança alimentar desenvolvidas pela Prefeitura de Curitiba. Curitiba, 06/11/2025. Foto: Ricardo Marajó/SMCS

A Fazenda Urbana da CIC recebeu, nesta quinta-feira (6/11), uma visita técnica de pesquisadores ligados à Penn State University (EUA), dentro da programação de um projeto internacional sobre mudanças climáticas e mercado de créditos de carbono. A atividade foi organizada pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), por meio do Centro de Pesquisas Biofix, em parceria com a Prefeitura de Curitiba.

O grupo é formado por representantes dos Estados Unidos, do Brasil, da Colômbia e da Argentina, que têm desenvolvido intercâmbios científicos e visitas de campo para conhecer ações locais de mitigação e adaptação às mudanças climáticas. Curitiba foi a última etapa do projeto.

Na visita, os pesquisadores conheceram as instalações da Fazenda Urbana, incluindo canteiros de cultivo, jardins de mel, estufas, área de compostagem e espaços de capacitação comunitária, além de participarem de uma reunião com representantes das secretarias municipais para conhecer as ações da cidade em sustentabilidade, segurança alimentar e incentivo à Agricultura Urbana.

O coordenador do Biofix/UFPR, professor Carlos Roberto Sanquetta, destacou a importância de Curitiba no cenário global de sustentabilidade.

“Curitiba mostra que políticas públicas locais podem inspirar soluções globais. A visita à Fazenda Urbana da CIC demonstrou como é possível integrar produção de alimentos, inclusão social e mitigação das mudanças climáticas”, afirmou Sanquetta.

O secretário municipal de Segurança Alimentar e Nutricional, Leverci Silveira Filho, ressaltou que a visita reforça o reconhecimento internacional das ações desenvolvidas pela Prefeitura.

“A Fazenda Urbana é um espaço vivo de educação, produção e cidadania. Receber pesquisadores internacionais aqui é uma oportunidade de mostrar o quanto Curitiba valoriza o alimento saudável, a sustentabilidade e o trabalho das famílias que cultivam na cidade”, afirmou Leverci.

A programação da missão internacional em Curitiba incluiu ainda encontros com a secretaria municipal do Meio Ambiente, além de visitas a parques e projetos ambientais.