Ir para o conteúdo
banner

Sustentabilidade

Curitiba apresenta soluções de agricultura urbana no Fórum Urban Nature, no Rio de Janeiro

Curitiba apresenta soluções de agricultura urbana no Fórum Urban Nature, no Rio de Janeiro. Foto: Divulgação

Curitiba reforçou sua posição como referência internacional em sustentabilidade e inovação urbana ao participar, nesta quinta-feira (6/11), do Urban Nature Forum (Fórum Natureza Urbana), no Rio de Janeiro — evento paralelo ao C40 World Mayors Summit 2025, um dos principais encontros globais de governança climática e urbana. A capital paranaense foi representada pelo gerente de Fazendas Urbanas da Secretaria Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional (SMSAN), Gabriel Dalmazo, que apresentou as ações de Agricultura Urbana e integração da natureza ao ambiente construído desenvolvidas na cidade.

O fórum, organizado pela Global Platform for Sustainable Cities, IFC e Banco Mundial, reuniu lideranças municipais, pesquisadores e instituições financeiras para discutir soluções que transformem o modelo urbano tradicional — centrado no concreto e no asfalto — em infraestruturas mais verdes, resilientes e inclusivas.

Curitiba participou do painel “Rethinking the Built Environment” (“Repensando o Ambiente Construído”), destacando programas municipais que unem produção de alimentos, preservação ambiental e inclusão social, como as Fazendas Urbanas, hortas comunitárias e o programa Armazéns da Família. Essas iniciativas reforçam o compromisso da cidade com soluções baseadas na natureza e com o fortalecimento da segurança alimentar em meio às mudanças climáticas.

“A Agricultura Urbana de Curitiba é mais do que uma política de produção de alimentos — é uma estratégia de sustentabilidade. Mostramos ao mundo como é possível integrar o verde ao planejamento urbano, reduzir desigualdades e gerar oportunidades, tudo isso com foco na adaptação climática e na qualidade de vida”, destacou Dalmazo.

A participação de Curitiba no Fórum Urban Nature no Rio de Janeiro, somam-se à agenda municipal voltada à preparação para a COP30, que será realizada no Brasil em 2025, consolidando o compromisso curitibano com o futuro sustentável das cidades.