Curitiba reforçou sua posição como referência internacional em sustentabilidade e inovação urbana ao participar, nesta quinta-feira (6/11), do Urban Nature Forum (Fórum Natureza Urbana), no Rio de Janeiro — evento paralelo ao C40 World Mayors Summit 2025, um dos principais encontros globais de governança climática e urbana. A capital paranaense foi representada pelo gerente de Fazendas Urbanas da Secretaria Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional (SMSAN), Gabriel Dalmazo, que apresentou as ações de Agricultura Urbana e integração da natureza ao ambiente construído desenvolvidas na cidade.
O fórum, organizado pela Global Platform for Sustainable Cities, IFC e Banco Mundial, reuniu lideranças municipais, pesquisadores e instituições financeiras para discutir soluções que transformem o modelo urbano tradicional — centrado no concreto e no asfalto — em infraestruturas mais verdes, resilientes e inclusivas.
Curitiba participou do painel “Rethinking the Built Environment” (“Repensando o Ambiente Construído”), destacando programas municipais que unem produção de alimentos, preservação ambiental e inclusão social, como as Fazendas Urbanas, hortas comunitárias e o programa Armazéns da Família. Essas iniciativas reforçam o compromisso da cidade com soluções baseadas na natureza e com o fortalecimento da segurança alimentar em meio às mudanças climáticas.
“A Agricultura Urbana de Curitiba é mais do que uma política de produção de alimentos — é uma estratégia de sustentabilidade. Mostramos ao mundo como é possível integrar o verde ao planejamento urbano, reduzir desigualdades e gerar oportunidades, tudo isso com foco na adaptação climática e na qualidade de vida”, destacou Dalmazo.
A participação de Curitiba no Fórum Urban Nature no Rio de Janeiro, somam-se à agenda municipal voltada à preparação para a COP30, que será realizada no Brasil em 2025, consolidando o compromisso curitibano com o futuro sustentável das cidades.