A Orquestra de Câmara da Camerata Antiqua de Curitiba levou música e afeto às senhoras moradoras do Asilo São Vicente, nesta quinta-feira (11/7). A apresentação faz parte da série de concertos sociais da programação de inverno da Fundação Cultural de Curitiba e Instituto Curitiba de Arte Cultura.
Logo cedo, antes mesmo de a orquestra chegar, o clima já era de expectativa. “Eram 8h da manhã e elas já estavam se arrumando, animadas com a apresentação. Isso estimula muito, dá um ânimo para o dia e melhora o bem-estar e a qualidade de vida delas. E pra gente também. Eu adorei, fiquei aqui cantando junto”, contou a psicóloga Daniela Tisoli, da equipe do Asilo.
Entre as moradoras, a emoção também era visível. Clarinda Carvalho, de 73 anos, resumiu: “Muito maravilhoso”. Já Ana Ribas, de 66, arrancou sorrisos: “Eu estava com frio, mas passou o frio de tão gostoso que foi. A música mexe com tudo, move o mundo.”
Concertos sociais
As apresentações sociais da Camerata acontecem fora da temporada oficial de concertos e são voltadas a públicos que, muitas vezes, não teriam acesso à música de câmara. O repertório inclui obras de Bach, Mozart, tangos de Piazzolla e clássicos populares, como Beatles e Carinhoso, do Pixinguinha, que faz com que todos cantem juntos.
Em julho, o grupo expandiu a agenda e programou mais oito concertos em espaços de acolhimento e saúde ao longo de duas semanas, com público estimado em mais de mil pessoas. Durante o ano, além dos concertos oficiais na Capela Santa Maria, a Camerata realiza cerca de 20 apresentações sociais, dez pelo Música pela Vida e dez pelo projeto Concerto nas Igrejas, promovendo o acesso à música de câmara em diferentes territórios da cidade.
Para o violinista Francisco Freitas, integrante da Camerata, a troca é o que move o projeto. “Esse projeto existe há quase 20 anos e é uma troca. A orquestra ganha muito com isso. A gente percebe no olhar das pessoas o quanto a música toca, o quanto ela transforma.”, disse.
Próximos concertos sociais
· 14/7, 10h30 – UNIICA – Unidade Jardim Botânico
· 16/7, 10h30 – Escola Inclusive nas Artes
· 17/7, 10h – Hospital Maternidade Luisa de Marilac