A primeira aula aberta de danças urbanas da temporada de férias movimentou o Teatro da Vila, na CIC, nesta quarta-feira (9/7). A atividade gratuita, conduzida pelo professor Rapha Rodrigues, reuniu crianças, jovens e adultos e marcou o início da programação preparada para o mês de julho.
Nas próximas semanas, o espaço cultural recebe sessões de cinema, oficinas criativas, contação de histórias e apresentações teatrais, tudo gratuito e aberto ao público.
“A linguagem das danças urbanas vem da filosofia do hip hop. Além dos movimentos clássicos, que trabalham técnica e estilo, a aula tem caráter recreativo. Mas não é só diversão, a gente desenvolve o condicionamento físico, a agilidade, a memória, a coordenação e, principalmente, a sociabilidade”, explicou o professor.
As aulas de férias também têm um objetivo de atrair mais participantes para as turmas regulares. “Com essas aulas abertas nas férias, nossa expectativa é atrair novos alunos e fortalecer ainda mais as turmas regulares ao longo do ano.”
As aulas não têm limite de idade e atraem participantes diversos. Eloá Milena Leite, de 7 anos, participou pela primeira vez e saiu encantada. “Foi incrível, eu adorei a aula. Venho muito no Teatro da Vila, já assisti a filmes aqui e sempre participo das festas.”
Do outro lado da sala, quem também se jogou nos passos foi Cristofer Augusto de Chaves Nogueira, de 32 anos, que reforça a ideia de que dança é para todos. “Já fiz dança de salão, mas essa aqui movimenta bem mais. As aulas do Rapha são animadas, puxadas e muito divertidas e para todas as idades.”
Outras atrações
Além das aulas de dança, que acontecem às quartas-feiras, o Teatro da Vila exibe até 23 de julho uma seleção de filmes voltados ao público infantojuvenil. Estão na lista as animações Sneaks, Deu Preguiça, Sonic 3, Minecraft e Abá e Sua Banda. Nos dias 18 e 19, oficinas de escultura e sessões de contação de histórias agitam a programação.
Teatro
O destaque do encerramento fica por conta do espetáculo teatral Agora é a minha vez, nos dias 22 e 23 de julho. Inspirada na fábula O Pequeno Príncipe, a peça acompanha dois atores diante dos desafios da montagem de um clássico. Em cena, temas como tristeza, ausência, escuta e vínculo ganham vida com linguagem sensível, lúdica e acessível, com atenção especial à inclusão de pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA).
Teatro da Vila
Localizado na CIC, o Teatro da Vila é um dos principais equipamentos culturais da região, com capacidade para 245 pessoas, estrutura moderna e projetos de formação como MusicaR, Nosso Canto e Danças Urbanas. A sala leva o nome do ator Tarcísio Meira, em homenagem ao ator e à sua contribuição para o teatro e o audiovisual brasileiro.
Serviço
11/7 (sexta-feira), 15h - Sessão Cinema (Filme: LOONEY TUNES)
12/7 (sábado), 15h - Sessão Cinema (Filme: ABÁ E SUA BANDA)
15/7 (terça-feira), 15h - Sessão Cinema (Filme: SONIC 3)
18/7 (sexta-feira):
•10h às 11h, Contação de Histórias de Férias
•14h às 15h, Oficina de Escultura Memorial na Vila
•15h às 16h, Contação de Histórias de Férias
19/7 (sábado), 14h às 15h - Oficina de Escultura Memorial na Vila
22/7 (terça-feira), 15h30 Espetáculo Agora é a minha vez
23/7 (quarta-feira)
10h Espetáculo Agora é a minha vez
15h Aula Aberta Danças Urbanas - Na Batida das Férias