Ir para o conteúdo
Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade Curitiba-Ouve 156 Acesso à informação
Veja as atividades do mês

Programação de férias no Teatro da Vila começa com aula de danças urbanas

Aula de danças urbanas marca programação de férias no Teatro da Vila em Curitiba. Foto: Divulgação

A primeira aula aberta de danças urbanas da temporada de férias movimentou o Teatro da Vila, na CIC, nesta quarta-feira (9/7). A atividade gratuita, conduzida pelo professor Rapha Rodrigues, reuniu crianças, jovens e adultos e marcou o início da programação preparada para o mês de julho.

Nas próximas semanas, o espaço cultural recebe sessões de cinema, oficinas criativas, contação de histórias e apresentações teatrais, tudo gratuito e aberto ao público.

“A linguagem das danças urbanas vem da filosofia do hip hop. Além dos movimentos clássicos, que trabalham técnica e estilo, a aula tem caráter recreativo. Mas não é só diversão, a gente desenvolve o condicionamento físico, a agilidade, a memória, a coordenação e, principalmente, a sociabilidade”, explicou o professor.

As aulas de férias também têm um objetivo de atrair mais participantes para as turmas regulares. “Com essas aulas abertas nas férias, nossa expectativa é atrair novos alunos e fortalecer ainda mais as turmas regulares ao longo do ano.”

As aulas não têm limite de idade e atraem participantes diversos. Eloá Milena Leite, de 7 anos, participou pela primeira vez e saiu encantada. “Foi incrível, eu adorei a aula. Venho muito no Teatro da Vila, já assisti a filmes aqui e sempre participo das festas.”

Do outro lado da sala, quem também se jogou nos passos foi Cristofer Augusto de Chaves Nogueira, de 32 anos, que reforça a ideia de que dança é para todos. “Já fiz dança de salão, mas essa aqui movimenta bem mais. As aulas do Rapha são animadas, puxadas e muito divertidas e para todas as idades.”

Outras atrações

Além das aulas de dança, que acontecem às quartas-feiras, o Teatro da Vila exibe até 23 de julho uma seleção de filmes voltados ao público infantojuvenil. Estão na lista as animações Sneaks, Deu Preguiça, Sonic 3, Minecraft e Abá e Sua Banda. Nos dias 18 e 19, oficinas de escultura e sessões de contação de histórias agitam a programação.

Teatro

O destaque do encerramento fica por conta do espetáculo teatral Agora é a minha vez, nos dias 22 e 23 de julho. Inspirada na fábula O Pequeno Príncipe, a peça acompanha dois atores diante dos desafios da montagem de um clássico. Em cena, temas como tristeza, ausência, escuta e vínculo ganham vida com linguagem sensível, lúdica e acessível, com atenção especial à inclusão de pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA).

Teatro da Vila

Localizado na CIC, o Teatro da Vila é um dos principais equipamentos culturais da região, com capacidade para 245 pessoas, estrutura moderna e projetos de formação como MusicaR, Nosso Canto e Danças Urbanas. A sala leva o nome do ator Tarcísio Meira, em homenagem ao ator e à sua contribuição para o teatro e o audiovisual brasileiro.

Serviço

11/7 (sexta-feira), 15h - Sessão Cinema (Filme: LOONEY TUNES) 
12/7 (sábado), 15h - Sessão Cinema (Filme: ABÁ E SUA BANDA) 
15/7 (terça-feira), 15h - Sessão Cinema (Filme: SONIC 3) 
18/7 (sexta-feira)
•10h às 11h, Contação de Histórias de Férias
•14h às 15h, Oficina de Escultura Memorial na Vila 
•15h às 16h, Contação de Histórias de Férias
19/7 (sábado), 14h às 15h - Oficina de Escultura Memorial na Vila 
22/7 (terça-feira), 15h30 Espetáculo Agora é a minha vez 
23/7 (quarta-feira)
10h Espetáculo Agora é a minha vez 
15h Aula Aberta Danças Urbanas - Na Batida das Férias