Ir para o conteúdo
Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade Curitiba-Ouve 156 Acesso à informação
Mês da Mulher

Ônibus Lilás faz ação contra violência doméstica no Fazendinha, em Curitiba

Servidoras da Rua da Cidadania do Fazendinha prestigiam ação do Ônibus Lilás. Foto: Divulgação

Orientações sobre direitos das mulheres, contra violência de gênero e importunação sexual foram realizadas na manhã desta quarta-feira (22/3), na Rua da Cidadania do Fazendinha.

Desde cedo, o Ônibus Lilás da Assessoria de Direitos Humanos (ADH) e Política para Mulheres da Prefeitura estacionou no local para levar informações e distribuir cartilhas que tratam do enfrentamento da violência de gênero.

Fala Curitiba

De acordo com Renata Carneiro, a presença do Ônibus Lilás atende uma solicitação formulada no Fala Curitiba para que a Prefeitura ampliasse as ações para prevenir a violência contra a mulher na região.


“Nosso trabalho é o enfrentamento da violência de gênero. Além da conversa e da distribuição de material informativo e de orientação, o ônibus é equipado com uma sala que permite privacidade para os casos em que é formulada uma denúncia”, disse Renata, que estava acompanhada de Vânia Paisano e Ana Paula Watanabe.


O Ônibus Lilás percorre os territórios vulneráveis da cidade. A equipe da ADH orienta sobre direitos, reforçando que nenhuma mulher deve se calar quando vive situações de violência doméstica ou familiar. 

Informar, orientar e acolher

Além da conversa pessoal, que tem o objetivo de informar e orientar, há distribuição de materiais voltados aos direitos das mulheres e enfrentamento às violências contra as mulheres. A unidade também participa de eventos, vai até empresas, escolas e demais locais que solicitam o serviço.

Renata Carneiro explicou que quando se recebe denúncias é feito o encaminhamento para a Casa da Mulher Brasileira para providências, que podem resultar em uma medida protetiva ou boletim de ocorrência na Delegacia da Mulher.

“Também é feita uma orientação para a comunidade de como proceder quando presenciar casos de violência de gênero. As situações mais comuns são de violência doméstica e importunação sexual no ônibus e espaços públicos”, disse.

Próxima parada: Pinheirinho

Para tentar mudar este quadro, a Assessoria de Direitos Humanos faz capacitações com o quadro funcional da Prefeitura e palestras sobre igualdade de gênero e combate ao machismo para a sociedade, além das ações do Ônibus Lilás, que circula continuamente por territórios mais vulneráveis.

Este ano, a unidade volante já passou pela Rua da Cidadania da Matriz, Praça da Solidariedade e no dia 28 de março vai estacionar na Rua da Cidadania do Pinheirinho.


“As mulheres devem ter em mente que elas podem e devem pedir ajuda. Existe uma rede de serviços disponível para acolher e ajudar. E por mais difícil que a situação pareça, existe uma saída”, aconselha Renata.


Ação importante

Marilene Nunes Correia, 60 anos, moradora no Campo Comprido, estava passando pela Rua da Cidadania do Fazendinha e fez questão de parar no Ônibus Lilás.


“Esta ação é muito importante. É preciso alertar as pessoas sobre violência de gênero. Eu já passei por isso quando estava no ônibus e reagi. Felizmente tive a solidariedade das outras pessoas que estavam ali. As mulheres têm que denunciar o que está errado”, garantiu. 

 

Canais de denúncia

Casa da Mulher Brasileira: 3221-2710
Avenida Paraná, 870, Cabral

Delegacia da Mulher: 3219-8600
Avenida Paraná, 870, Cabral

Polícia Militar: 190

Patrulha Maria da Penha: 153