Ir para o conteúdo
Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade Curitiba-Ouve 156 Acesso à informação
Direitos Humanos

ADH - Assessoria de Direitos Humanos de Curitiba

O trabalho da Assessoria de Direitos Humanos de Curitiba - ADH, vinculada à Secretaria do Governo Municipal, está estruturado em três grandes eixos. São eles: Políticas para Mulheres, Políticas da Diversidade Sexual e Políticas de Promoção da Igualdade Étnico-Racial.

Isto significa dizer que promove e defende os direitos de mulheres, pessoas negras, indígenas, ciganas, e lésbicas, gays, bissexuais, travestis, transexuais, intersexuais (LGBTI+), que vivem um processo histórico de desigualdade e violação de diretos.

Em resumo: praticar e fazer praticar, no dia a dia, o que diz a legislação para a garantia e defesa de direitos.

Quando direitos são violados

De modo geral, as ações da ADH estão voltadas para os(as) cidadãos(ãs) residentes ou de passagem por Curitiba, em todos os casos de violação de direitos humanos.

Neles são considerados os atos de discriminação de todos os tipos: racial, de gênero, de identidade de gênero, de orientação sexual, de idade, por deficiência, homofobia, nacionalidade, credo/religião e outros.

Atuação em Rede articulada

No desempenho de suas atividades, de caráter intersetorial e transversal, a ADH articula-se com as secretarias, autarquias e fundações municipais, governos estadual e federal, movimentos sociais, Delegacias de Polícia, Defensoria Pública, Ministério Público e Poder Judiciário (Varas e Fóruns).

Atendimento pela Central 156

Os profissionais que trabalham diretamente no atendimento ao público, pela Central 156, da Prefeitura, estão capacitados a tratar e encaminhar informações e denúncias relacionadas a direitos humanos: violência contra mulheres, racismo, injúria racial, intolerância religiosa e LGBTfobia.

A Central 156 atende 24 horas por dia, todos os dias, por chat online, telefone 156. 

Mais informações sobre a ADH:

Telefone: (41) 3221-2746

Site Direitos Humanos

 

 

Secretaria do Governo Municipal