Ir para o conteúdo
Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade Curitiba-Ouve 156 Acesso à informação
Direitos Humanos

Feira Cultura Africana – Pç Zumbi dos Palmares

Com o apoio da Prefeitura Municipal e da Assessoria dos Direitos Humanos, uma iniciativa do Instituto Afro-Brasil do Paraná tornou a Praça Zumbi dos Palmares o ponto de celebração da cultura africana, em Curitiba.

A Feira da Cultura Africana, no bairro Pinheirinho, acontece uma vez por mês, nas tardes de domingos. Das 14h às 18h são realizadas exposição e comercialização de produtos de artesanato e de beleza, de arte e decoração, peças de vestuário, acessórios e outros itens representativos do afro-empreendedorismo.

O ambiente é de festa porque a feira acontece ao som de diferentes apresentações de shows musicais e dança. A gurizada pode se divertir com contações de histórias.

Oficinas: Abayomi e tranças

Outro modo de reverenciar a cultura negra na feira está na oficina de bonecas Abayomi, feitas de pedaços de tecidos ou retalhos.

Também acontecem as oficinas para valorizar a estética negra dos cabelos. As mulheres são ensinadas a fazer arranjos com turbantes (que têm variados estilos, deixando os crespos à mostra ou não) e a fazer tranças, também com diferentes modelos: raiz, nagô, Ghana braids etc.

Homenagem ao líder quilombola 

O nome do espaço é homenagem ao reverenciado líder Zumbi, do Quilombo de Palmares, o maior da época colonial (século XVII). Este território independente foi o grande símbolo da resistência dos escravos a Portugal, 

A gestão do espaço é feita pela Secretaria Municipal do Meio Ambiente.

Anfiteatro e Memorial Africano

O anfiteatro da praça é ocupado por eventos da Fundação Cultural de Curitiba Durante toda semana, o Centro de Esporte e Lazer Zumbi dos Palmares é bastante movimentado. Este equipamento da Prefeitura possui grande estrutura para a prática de diferentes atividades físicas e esportivas, orientadas pela equipe da Secretaria Municipal de Esporte, Lazer e Juventude - SMELJ. .   

O Memorial Africano que ali se encontra é formado por duas colunas (simbolizando Cultura e Educação) e 54 totens, que representam todos os países do continente africano.

Endereço: Rua Lothário Boutin,  nº 289 - bairro Pinheirinho

Site Assessoria de Direitos Humanos de Curitiba - ADH

 

Secretaria do Governo Municipal

Locais de Atendimento

Os locais de atendimento são equipamentos urbanos utilizados ou pertencentes à cidade.