“Sendo surda, espero que consiga dar visibilidade à questão da inclusão não apenas na escola onde vou trabalhar, mas na Prefeitura.” A declaração foi dada pela nova servidora da Escola Municipal Raul Gelbeck, no bairro Santa Cândida, Ângela Girardi, de 30 anos. Aprovada no concurso público da Prefeitura de Curitiba, ela e outros profissionais tomaram posse nesta quinta-feira (14/8) como auxiliares de serviços escolares, conhecidos também como inspetores.
Foram realizadas duas reuniões no auditório do Edifício Delta, no bairro Alto da Glória. Outras duas serão nesta sexta-feira (15/8). Ao todo, a Secretaria de Gestão de Pessoal convocou 124 candidatos aprovados no concurso de 2022.
Nascida em Curitiba, Ângela, que é surda profunda (com perda auditiva severa), voltou para a capital paranaense na terça-feira (12/8), após uma temporada de um ano de trabalho em Caruaru, Pernambuco.
“Quando vi que tinha sido chamada, deu um frio na barriga. O concurso era prioridade. A família ficou muito feliz por eu voltar pra Curitiba e eu também”, declarou a jovem que, para a nomeação, contou com o auxílio da intérprete de Libras (Língua Brasileira de Sinais), Lidiane Rozendo, da Central de Libras da Prefeitura.
Formada em Letras Libras, Ângela considera a possibilidade de um dia trabalhar como professora.
Lecionar também é o sonho de Bárbara Carvalho Santos, de 26 anos, que foi nomeada na mesma reunião de Ângela. Ex-estagiária da Fundação Cultural de Curitiba quando estudava Artes Visuais, ela estava empolgada com o momento da posse.
“Nós, que somos do grupo de pretos, pardos e indígenas, fazemos parte de um grupo de whatsapp e sempre compartilhamos informações”, contou ela.
Assim como Bárbara, Fábio Rodrigues de Jesus, de 45 anos, acompanhou de perto as convocações para as reuniões de nomeação e posse. “O site da Prefeitura está favoritado no computador. A convocação veio em boa hora”, disse ele, que já trabalhou como agente comunitário de saúde em Curitiba. Com o concurso, ele, que mora em Fazenda Rio Grande, espera voltar a residir em Curitiba, onde nasceu.
Ângela, Bárbara e Fábio e todos os que compareceram às reuniões desta quinta-feira (14/8) puderam escolher, por ordem de classificação, a unidade onde gostariam de trabalhar no segundo semestre de 2025. Foram disponibilizadas vagas nas dez regionais. As da regional Tatuquara terminaram já na primeira reunião.
Os servidores do Departamento de Desenvolvimento de Políticas de Pessoal e os do Núcleo de Gestão de Pessoal da Educação deram as boas-vindas aos novos servidores, que foram instruídos a respeito da adesão ao plano de saúde do Instituto Curitiba de Saúde (ICS) e sobre o pagamento do salário.
“Vocês são muito esperados e aguardados nas unidades”, disse a servidora da SMGP, Bianca Menta.
No dia 22 de agosto, os novos inspetores participarão de uma formação preparada pela Secretaria Municipal da Educação.