O prefeito Eduardo Pimentel anunciou, na manhã desta quinta-feira (14/8), que a Praça Rui Barbosa passa a ser o novo terminal de integração temporal do transporte coletivo da capital. A partir de hoje, o passageiro poderá fazer a conexão entre linhas convencionais e expressas e também entre os biarticulados que operam os eixos Centro/Sul e Leste/Oeste que operam na Rui Barbosa sem ter que pagar uma nova passagem.
O projeto vai beneficiar 55 mil passageiros/dia e envolve a conexão de 39 linhas convencionais e 4 expressas que operam na Rui Barbosa, transformando o terminal a céu aberto no quinto maior da cidade, atrás apenas do Pinheirinho, Capão Raso, Cabral e Boqueirão.
“Quem usa o transporte coletivo sabe da importância dessa integração aqui na Rui Barbosa, que recebe diariamente um grande fluxo de pessoas. A partir de hoje o passageiro vai poder integrar as linhas convencionais com as expressas e os eixos Centro/Sul com o Leste/Oeste. Essa é uma iniciativa que vai também ajudar no movimento do comércio no Centro, dentro do nosso projeto de revitalização da região central da cidade”, disse o prefeito, acompanhado do vice e secretário de Desenvolvimento Econômico e Inovação, Paulo Martins.
O presidente da Urbanização de Curitiba (Urbs), Ogeny Pedro Maia Neto, lembra que a Praça Rui Barbosa sempre foi um local de grande fluxo de linhas, mas elas não tinham integração entre si, como num terminal convencional. “É importante ressaltar que se cada pessoa fizer uma integração aqui na Rui Barbosa, será uma economia de pelo R$ 300 mil por dia”, calculou.
A integração temporal na Rui Barbosa vai funcionar de duas formas. A primeira entre as linhas convencionais – que ligam os bairros ao Centro – e as linhas expressas 603-Pinheirinho/Rui Barbosa, 303-Cententário/Campo Comprido sentido Leste, 303-Centenário/Campo Comprido sentido Oeste e 302-Cententário/Rui Barbosa. Serão beneficiadas 44 mil pessoas nessa conexão. O tempo de integração é de uma hora.
A segunda novidade é a integração entre os eixos Centro/Sul e Leste/Oeste com a conexão entre as linhas expressas 603-Pinheirinho/Rui Barbosa com 303-Cententário/Campo Comprido Leste, 303- Centenário/Campo Comprido Oeste e 302-Cententário/Rui Barbosa. Cerca de 11 mil pessoas utilizam essas linhas nos dias úteis. Neste caso, o tempo de integração é de dez minutos. A Urbs vai fazer uma avaliação dos primeiros dias da integração e poderá ampliar esse prazo se houver necessidade.
Praça Carlos Gomes
Durante o lançamento da integração temporal na Rui Barbosa, o prefeito adiantou que já determinou a implantação da integração temporal também na Praça Carlos Gomes. “Já determinei ao presidente da Urbs que faça estudo também para integração temporal na Praça Carlos Gomes com a Praça Rui Barbosa, fazendo a ligação também com o eixo Boqueirão”, declarou.
Pimentel também falou sobre a ampliação da integração temporal entre todo o transporte coletivo, com o novo contrato de concessão, que deve entrar em vigor no próximo ano.
“O novo contrato, cujo edital deve ser publicado neste ano, prevê a integração ampla no transporte coletivo. Queremos promover eficiência e agilidade no transporte coletivo para que as pessoas possam sair mais tarde das suas casas e chegar mais cedo no retorno”, ressaltou o prefeito.
Como funciona
A integração temporal na Rui Barbosa funciona com a utilização do cartão transporte Urbs (usuário e estudante). A primeira via do cartão-transporte é gratuita e os detalhes para sua confecção podem ser conferidos AQUI.
Entre os expressos, o passageiro valida o seu cartão na sua origem normalmente, passa novamente o cartão no validador de integração - que foi implantado especialmente para a conexão temporal na sua estação de desembarque - e em seguida passa o cartão na catraca da próxima linha.
Entre convencionais e expressos, basta passar o cartão na sua origem, descer do veículo e passar no validador na estação ou ônibus seguinte. Não há necessidade de utilizar um validador de integração. Em ambos os casos, o sistema lê que se trata de uma integração e a segunda tarifa não é debitada.
Confira as linhas
A integração na Rui Barbosa contempla 39 linhas convencionais: 160 – Mercês/Guanabara; 265 - Ahu/Los Angeles; 360 - Novena; 365 - Jardim Social/Batel; 385 - Cristo Rei; 387 - Palotinos; 461 - Santa Bárbara; 462 - Petrópolis; 465 - Erasto Gaertner; 468 - Jardim Centauro; 471 - Vila São Paulo; 472 - Uberaba; 474 - Jardim Itiberê; 475 - Canal Belém; 477 - Vila Macedo - Guabirotuba; 560 - Alferes Poli; 561 - Guilhermina; 661 - Lindóia; 662 - Dom Ático; 663 - Vila Cubas; 665 - Vila Rex; 666 - Novo Mundo; 670 - São Jorge; 671 - Portão; 673 - Formosa; 674 - Nossa Senhora da Luz; 701 - Fazendinha; 703 – Caiuá; 706 - Caiuá/Fazendinha/Centro; 760 - Santa Quitéria; 761 - Vila Izabel; 762 - Vila Rosinha; 777 - Vila Velha; 778 - Cotolengo; 801 – Campina do Siqueira/Batel; 860 - Vila Sandra; 861 - Tramontina; 862 – Barigui; e 863 - Água Verde. E 4 linhas expressas urbanas: 302 - Centenário/Rui Barbosa; 303 - Centenário/Campo Comprido Leste; 303 - Centenário/Campo Comprido Oeste; e 603 - Pinheirinho/Rui Barbosa.
Vantagens
A integração temporal é uma inovação que já funciona há vários anos e em vários locais da cidade para completar essa rede. A conexão temporal funciona entre linhas e também entre o transporte coletivo e equipamentos urbanos, como Ruas da Cidadania, Sacolões e Armazéns da Família, e Mercado Municipal Capão Raso. Neste último caso, o passageiro não precisa pagar a passagem de volta após frequentar esses espaços. Confira AQUI.
Entre os benefícios da integração temporal estão a economia, pois a modalidade permite que o passageiro utilize mais de uma linha de ônibus pagando apenas uma tarifa; a agilidade, porque o sistema favorece deslocamentos mais rápidos, especialmente para quem precisa usar diferentes linhas para chegar ao destino; e comodidade, por tornar o uso do transporte coletivo mais prático e sem a obrigação de o passageiro ter que buscar terminais ou estações-tubo para fazer a baldeação.
O objetivo também é oferecer mais uma alternativa aos passageiros que ainda não têm acesso à integração no sistema. Mais de 90% do transporte coletivo de Curitiba é integrado fisicamente – via terminais e estações-tubo.
Durante o anúncio, o prefeito também ressaltou as outras medidas implantadas desde o inicio do ano que beneficiaram o passageiro do transporte coletivo, como a meia tarifa aos domingos e feriados; a tarifa zero para quem procura emprego; a compra de novos ônibus; e ainda a integração entre o Tatuquara e os municípios de Fazenda Rio Grande e Araucária.
História
A Praça Rui Barbosa, que completou 70 anos neste ano, é um dos principais pontos do Centro de Curitiba, com local de comércio e serviços, hospital e a Rua da Cidadania Matriz, que atraem um grande fluxo de pessoas diariamente.
A região da Praça Rui Barbosa tem origem em um terreno descampado que a partir de 1880 passou a se chamar Largo da Misericórdia, em referência à Santa de Casa de Misericórdia, que funciona próximo do local. Apenas na década de 1920 recebeu o nome atual e o descampado só foi urbanizado e transformou-se em praça durante a gestão do prefeito Ney Braga, em 1955.
Nos anos 1970, quando a capital passava por uma fase de intensas mudanças estruturadas pelo Plano Diretor, a reconstrução do sistema viário tornou-se uma das metas principais, e a Rui Barbosa foi uma peça fundamental da implantação da Rede Integrada de Transportes de Curitiba.
Presenças
Também estiveram presentes no evento o secretário de Segurança Alimentar e Nutricional, Leverci Silveira Filho; o superintendente de Trânsito, Bruno Pessuti; a administradora da Regional da Matriz, Ariane Regis Silva de Assis; os vereadores Fernando Klinger, Beto Moraes e Sargento Tânia Guerreiro; o deputado estadual Gilson de Souza; Sueli Gulin, representando o Setransp e o consórcio Transbus; e Marco Antonio Gulin, representando o consórcio Pontual.