O prefeito Eduardo Pimentel prestigiou, na tarde deste sábado (18/10), a terceira edição da Oktober Curitiba, festa germânica que celebra a cultura alemã, no Centro de Eventos Positivo, no Parque Barigui.
“Curitiba tem o melhor Natal do Brasil, tem o Festival de Inverno, da Primavera, a Oficina de Música e queremos que esta seja uma das melhores festas Oktober do Brasil”, disse o prefeito Eduardo Pimentel, que estava acompanhado da primeira-dama, Paula Mocellin, e dos filhos Eduarda e Leonardo.
A festa realizada em Curitiba movimenta a economia da cidade.
O primeiro dia do evento foi marcado também pela sangria do barril de 50 litros de chope, que marca o início da festa e é um momento de muita empolgação entre os participantes. Ao lado de autoridades e dos visitantes, com um martelo, o prefeito Eduardo Pimentel estourou a saída do barril. A Oktober Curitiba 2025 segue neste domingo (19/10) e no próximo fim de semana (25 e 26/10).
O presidente da Assembleia Legislativa do Paraná, Alexandre Curi, destacou a importância da presença alemã no desenvolvimento do Estado. O secretário de Estado das Cidades, Guto Silva, e o secretário da Comunicação Social da Prefeitura, Marc Sousa, também estiveram presentes.
Tradição e alegria
O prefeito percorreu o pavilhão do evento que tem uma grande praça de alimentação e um espaço para as crianças. Também atendeu aos pedidos para fazer fotos com o público. Muita geste prestigia a festa usando roupas típicas. Além de chope e de muitas delícias da cozinha alemã, a festa proporciona shows musicais, dança e brincadeiras.
A aposentada Eliete de Fátima Utzig, de 66 anos, e o marido, o advogado Pedro Euclides Utzig, de 63, participaram da roda de danças típicas, na qual o público é convidado a entrar na dança. “Nós adoramos essa festa”, disseram com alegria.
O casal que já esteve nas festas catarinenses de Blumenau e de São Bento do Sul, aderiu à celebração em Curitiba. “No ano passado, trouxemos nosso neto. Neste ano viemos com amigos. Achamos importante manter a tradição e a cultura alemã”, afirmou Pedro. “É um evento que une as famílias”, completou Eliete”.
E foi isso o que se viu na mesa do casal de bancários Karine Olszewski, de 31 anos, e Rafael Wendler, de 33 anos: a família reunida para brindar com chope a tradicional festa alemã.
“No ano passado estivemos, pela primeira vez, na festa oficial, a Oktoberfest de Munique, na Alemanha. Foi incrível, emocionante. Estamos usando aqui as roupas que trouxemos de lá”, contou Karine.
“É uma festa familiar para todas as idades que permite reunir a família toda”, observou a jovem que teve seu segundo encontro com o Rafael na primeira edição da Oktober Curitiba, em 2023. “Viemos nas três e pretendemos continuar vindo. A cada edição, a festa está cada vez melhor”, avalia Rafael.
O médico Evandro Silva, de 44 anos, servidor da Prefeitura de Curitiba, levou o filho de dois anos e oito meses, Plínio, para brincar durante a festa. De origem alemã, Evandro acha importante aproximar o filho da cultura germânica. “Faz parte da origem dele”, reforçou. Ele contou que antes costumava ir a Blumenau. Desde o ano passado, com o filho pequeno, optou pela festa em Curitiba.
A Oktober Curitiba é uma realização de SevenX, GDÓ Produções e Planeta Brasil. Ela homenageia o tradicional festival da cerveja criado na Bavária, no século XIX, no mês de outubro. O evento é realizado em vários países.
Entre as atrações previstas estão o grupo Raça Negra e o cantor João Gomes.
Saiba mais aqui.