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Turismo

#PartiuCuritiba: nova marca celebra o jeito curitibano de viver e receber o mundo

#PartiuCuritiba: nova marca celebra o jeito curitibano de viver e receber o mundo. Foto: Divulgação

Curitiba tem uma nova marca para divulgar seu turismo. É a #PartiuCuritiba. Ela foi revelada na noite desta sexta-feira (17/10), na Torre Panorâmica. O lançamento inaugura uma fase vibrante na promoção da cidade, que se apresenta ao Brasil e ao mundo como um destino de experiências, inovação e encantamento.

A iniciativa é resultado de um trabalho conjunto do Instituto Municipal de Turismo (IMT) e da Secretaria Municipal da Comunicação Social (Secom) e representa mais do que uma mudança de identidade visual: é uma nova forma de contar a história da cidade.

Curitiba é a própria marca

O conceito da nova marca parte de uma ideia central: a cidade é a inspiração. As formas geométricas remetem à arquitetura da Ópera de Arame, do Museu Oscar Niemeyer, do Jardim Botânico e de outros ícones locais. As curvas lembram o petit pavé das calçadas, e as cores traduzem o equilíbrio entre o verde dos parques e o tom urbano da capital.

Para o prefeito Eduardo Pimentel, a nova marca chega para coroar um momento de transformação e otimismo.

“Curitiba vive uma fase de expansão e reconhecimento. Temos qualidade de vida, criatividade e pessoas que fazem a diferença. Agora queremos mostrar isso com ainda mais intensidade, convidando o mundo a viver essa experiência conosco. O #PartiuCuritiba é um chamado para sentir o orgulho de ser curitibano e descobrir o que nos torna únicos”, afirmou o prefeito.

Um novo tempo para o turismo curitibano

Com design inspirado na própria cidade e uma campanha que ultrapassa fronteiras, #PartiuCuritiba é mais do que uma marca, é um convite. Um convite para ver, viver e se apaixonar por uma Curitiba que pulsa, se reinventa e segue inspirando o mundo. Para o presidente do Instituto Municipal de Turismo, Rodrigo Swinka, o turismo de Curitiba vive a sua melhor fase, um reflexo dos últimos oito anos de planejamento e ações. 

A afirmação tem respaldo nos números. A Pesquisa de Demanda Turística 2024, realizada pelo IMT ao longo do ano passado, mostra que 33,3% dos turistas vieram à cidade para passear, descansar ou participar de atividades de lazer, enquanto 24% vieram a negócios, segmento que, historicamente, liderava o fluxo de visitantes.

Em 2024, Curitiba recebeu 10 milhões de visitantes, sendo 8,2 milhões de turistas e 1,9 milhão de excursionistas (visitantes sem pernoite), um crescimento de quase 10% e 40%, respectivamente, em relação a 2022, ano da pesquisa anterior. O impacto econômico foi de R$ 13,8 bilhões, beneficiando diferentes setores da economia. 

Neste ano, a cidade se colocou, definitivamente, na rota de grandes shows e atrações internacionais. Em fevereiro, recebeu o Red Bull Showrun, inédito no país. No final do ano a cidade vai sediar o Disney Celebra: Um Natal inesquecível. Novamente Curitiba será pioneira ao receber o evento de Natal da Disney, que vai se somar a um amplo pacote de atrações do Natal da cidade, entre elas as apresentações do Palácio Avenida

Para Swinka, a nova marca traduz essas conquistas: “É um retrato do que Curitiba se tornou: uma cidade moderna, criativa e acolhedora, que não para de se reinventar. Ela traduz o sentimento de pertencimento de quem mora aqui e desperta curiosidade em quem ainda vai nos visitar”, afirmou Swinka.

O secretário municipal da Comunicação Social, Marc Sousa, reforçou o papel estratégico da nova identidade. “A nova marca fala a língua das redes, mas tem sotaque curitibano. É clara, moderna e tem propósito: mostrar uma Curitiba que avança, sem perder sua essência. Uma cidade que une inovação, natureza e emoção na medida certa”, disse.