Ir para o conteúdo
Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade Curitiba-Ouve 156 Acesso à informação
Cidade de grandes eventos

Prefeitura de Curitiba apresenta o Maior Natal do Brasil e consolida vocação turística na Abav Expo 2025

Curitiba destaca o “Maior Natal do Brasil” e consolida vocação turística na ABAV Expo 2025. Foto: Divulgação

Com o tema Curitiba e o Maior Natal do Brasil, a capital paranaense marca presença na Abav Expo 2025, uma das maiores feiras de turismo da América Latina, realizada de quarta (8/10) a sexta (10/10) no Riocentro, no Rio de Janeiro. A participação do Instituto Municipal de Turismo (IMT) com estande próprio reforça a estratégia da Prefeitura de Curitiba de posicionar a cidade como um dos destinos urbanos mais completos, criativos e sustentáveis do país.

A apresentação destaca o crescimento do turismo de lazer e o fortalecimento dos grandes shows e eventos que impulsionam a economia curitibana, como o Natal de Curitiba, considerado o maior evento natalino do Brasil. 

O maior Natal do Brasil

Em 2024, o evento atraiu 2,2 milhões de visitantes e movimentou cerca de R$ 400 milhões, gerando impacto direto em setores como hospedagem, alimentação, transporte, passeios e comércio.

Para 2025, a capital prepara uma edição ainda mais grandiosa, com 43 dias de programação e mais de 150 atrações gratuitas e acessíveis. Entre os destaques está o espetáculo inédito Disney Celebra um Natal Inesquecível, apresentado no Centro de Eventos Positivo, no Parque Barigui, mesmo endereço do Parque Mágico, com experiências imersivas e espaços “instagramáveis”. O público também poderá aproveitar no local o Disney+ Open Air, exibições de filmes ao ar livre, além do tradicional Auto de Natal do Palácio Avenida, no Centro.

“Curitiba vem se consolidando como destino de grandes experiências. Nosso trabalho é mostrar que somos uma cidade viva, inovadora e acolhedora, que combina tradição e modernidade. O Natal é um exemplo dessa união entre poder público e iniciativa privada que gera impacto social, cultural e econômico para toda a cidade”, declarou a gerente de Promoção e Eventos no IMT, Janaina Reatti.

Capital dos grandes eventos

Além do Natal, Curitiba tem se destacado na rota dos grandes eventos nacionais e internacionais. De acordo com a Pesquisa de Demanda Turística 2024, 14,3% dos visitantes vieram à cidade motivados por eventos, quase 1,2 milhão de turistas. O número vem crescendo continuamente desde 2012, refletindo o fortalecimento do setor.

Grandes shows e feiras técnicas, como apresentações de Green Day e Katy Perry e o espetáculo Red Bull Show Run, são exemplos da nova fase do turismo curitibano, que movimenta toda a cadeia produtiva da cidade.

Economia criativa e inovação

A atuação do IMT também se estende à valorização da economia criativa, inovação e qualificação profissional. A tradicional Feira do Largo da Ordem, as feiras sazonais e de bairro, e projetos como o Destino Turístico Inteligente (DTI) e a Escola de Turismo de Curitiba, com mais de 7 mil alunos certificados, são pilares dessa transformação.