Em mais uma rodada de apresentação, o projeto do Complexo Tarumã e as etapas das obras que estão em andamento no bairro foram mais uma vez explicadas na tarde da terça-feira (31/10) aos moradores da Rua Suécia. A via é uma das 12 alcançadas pelas obras da Prefeitura de Curitiba para promover integração do transporte coletivo, dar agilidade ao trânsito e eliminar engarrafamentos na região.
O encontro aconteceu no auditório da Secretaria Municipal de Obras Públicas, no São Francisco, com a participação do secretário municipal de Obras Públicas, Rodrigo Araujo Rodrigues, e do coordenador da Unidade Técnico Administrativa de Gerenciamento (Utag), Márcio Teixeira.
Além da comunidade, a reunião teve a participação de técnicos do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc), da Utag, de engenheiros da Secretaria Municipal de Obras Públicas (Smop), da Falcão Bauer, supervisora da obra e representante da Trail, empreiteira contratada por licitação pública para execução dos serviços.
As equipes explicaram detalhadamente a intervenção na via que está requalificada para ser transformada em uma das alças de acesso do novo viaduto. As obras na Rua Suécia acontecem no trecho entre a Rua Engenheiro Antônio Batista Ribas e a Rua Antônio Simm, ao longo de 682 metros.
Cronograma de obras
Os serviços incluem terraplenagem, alargamento da via, drenagem, nova pavimentação, sinalização, novas calçadas planas, com acessibilidade, plantio de árvores, iluminação e ciclovia. Iniciadas em setembro, a previsão é de que os serviços sejam concluídos na Rua Suécia até o final de dezembro. O cronograma pode sofrer influência devido às chuvas.
Além da requalificação das vias, as obras do Complexo Tarumã compreende o alargamento do viaduto da Avenida Victor Ferreira do Amaral, que está sendo está sendo preparado para receber duas novas estações de ônibus (Tarumã e Victor do Amaral), propiciar a ampliação da integração do transporte coletivo e melhorar as condições no trânsito local.
As intervenções incluem ainda a requalificação de vias do entorno e das praças públicas Cova da Iria e Mauro Ferreira, além de novo paisagismo e iluminação.
As informações sobre a intervenção começaram a ser divulgadas pela Prefeitura de Curitiba mesmo antes do início das obras, durante encontros públicos realizados com os moradores da região e por meio de materiais de divulgação nos canais oficiais do município, além de conteúdos divulgados pelos principais veículos de comunicação.
Para a execução das obras, houve alteração no trânsito da região. Pelo WhatsApp da Prefeitura de Curitiba, o cidadão tem acesso a informações da obra, como rotas de desvios, pontos de bloqueio, benefícios e outras informações importantes sobre a intervenção. Basta mandar uma mensagem e seguir as instruções do atendimento automático.