A Alameda Prudente de Moraes, repleta de restaurantes, bares e lojas no Centro, está ainda mais charmosa. O prefeito Rafael Greca entregou nesta terça-feira (31/10) as obras de requalificação da via executadas pela Prefeitura de Curitiba para priorizar o pedestre, valorizar o comércio e incentivar a mobilidade limpa na cidade.
Novas calçadas, planas e acessíveis, pavimentação sustentável, iluminação especial para pedestres, obras de drenagem, paisagismo e novo mobiliário urbano foram implantados a partir das premissas dos programas Caminhar Melhor, de implantação de novas calçadas e ampliação da estrutura cicloviária, e Rosto da Cidade, de renovação do espaço urbano da região central.
“Na Curitiba mais tradicional, com muita alegria inauguramos a rua com mobilidade acessível, com meio-fio baixinho e piso acessível para dar orgulho à Curitiba que é uma cidade com mobilidade ativa”, disse Greca.
Moradores, comerciantes e operários que trabalharam nas obras de requalificação se uniram para comemorar os resultados. A entrega da rua à comunidade teve a participação da Banda Lyra.
Diferentes arquiteturas
As obras foram executadas para renovar o espaço urbano da região central. A rua reúne edificações com diferentes tipos de arquiteturas, desde casarões antigos até os mais modernos, concentra restaurantes, bares, cafés, alguns em formato to go (com preparação rápida para ser consumida fora do estabelecimento), lojas de acessórios e decoração, oficinas, escritórios, consultórios e residências.
A requalificação alcançou três quadras, entre a Alameda Dr. Carlos de Carvalho até a Rua Professor Fernando Moreira, totalizando 2.300 m² metros de calçada e 420 metros de pavimento. As novas calçadas agora têm acessibilidade plena, com faixas em concreto liso e lousa de granito.
O espaço foi ampliado para acomodar mesas de estabelecimentos comerciais e foram instalados postes de iluminação específicos para pedestres, além das luminárias viárias e novos mobiliários urbanos que formam áreas de convivência. Para segurança foram instalados guarda-corpos e balizadores.
Identidade histórica
O pavimento da via também foi revitalizado, com o uso de paralelepípedos reaproveitados, preservando a identidade histórica da rua. Essa escolha, além de conferir charme à via, contribuiu para diminuir a velocidade do tráfego e transformar a rua em um espaço compartilhado entre diferentes modais de transporte.
A sustentabilidade é um dos princípios fundamentais do projeto e a reutilização dos paralelepípedos retirados durante as obras reforça esse compromisso, evitando o desperdício de materiais e reduzindo o impacto ambiental.
As obras foram coordenadas pela Secretaria Municipal de Obras Públicas e o projeto foi desenvolvido pelo Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc). Com investimentos de R$ 3,3 milhões, as obras tiveram início em janeiro.
Quadra a quadra
Para minimizar os transtornos ao comércio local durante as intervenções, as obras foram realizadas de forma gradual, quadra a quadra.
“Foram intervenções que exigiram paciência dos moradores e comerciantes, aconteceram sem a interdição da via. A natureza dos serviços, com assentamento manual dos paralalepipedos, exigiu tempo, porém, o resultado é uma via acessível, com valorização do comércio, novos espaços de convívio e valorizando o bem-estar das pessoas”, disse o secretário municipal de Obras Públicas, Rodrigo Araújo Rodrigues.
Acessibilidade
De acordo com o arquiteto do Ippuc, Mauro Magnabosco, a requalificação da Prudente de Moraes atende às premissas de acessibilidade, sustentabilidade, segurança e criação de espaços de convívio.
"Trata-se de um importante reforço à economia local, com a ampliação de área externa para mesas de bares e restaurantes, melhor acessibilidade para estimular que as pessoas caminhem pelo local e que permaneçam por mais tempo na região, segurança, além do estímulo para o uso de meios de transporte não motorizados, como a bicicleta”, explica Magnabosco.
Obra aprovada
Moradores e comerciantes festejam as melhorias. Rubine Assupção é morador e tem comércio na via há 36 anos. Para ele as obras elevaram a rua a um novo patamar de espaço público. "Não tem quem não goste, valorizou o bairro, elevou a cidade. Ficou ótima para quem circula caminhando, para os que passam de carro, para quem vem de bicicleta”, elogiou Assumpção.
“A Prudente se transformou na Oscar Freire de Curitiba”, disse Dário Messias, gerente do restaurante Veg Leg, comparando a rua curitibana à via paulista que é referência em endereço de compras e comércios elegantes em São Paulo.
Para ele, a nova iluminação somada à largura e acessibilidade das calçadas faz com que as pessoas se sintam mais seguras e confortáveis para transitar no local. "Ficou muito bonita, especialmente à noite, e também funcional. São melhorias que estão atraindo pessoas para a região”, comentou Messias.
Sandrieli Pamplona, proprietária da Ué Pet Café, também acredita que a beleza da via assegurada pelas obras vai servir para ampliar o movimento e a permanência das pessoas no local. “As pessoas se sentem à vontade e convidadas a passear”, disse Sandrieli.
O garçom Manoel Ferrante Santos, do restaurante Il Barbuto, observou que a ampliação da calçada assegurou mais espaço para que os estabelecimentos recebam com conforto os clientes. “Ampliamos vinte mesas na área externa o que nos permitiu atender mais rapidamente nossos clientes, com isso a fila de espera por atendimento deixou de ser um problema. Até para trabalhar está mais prazeroso", relatou Santos.
Mobilidade sustentável
A requalificação da Rua Prudente de Moraes faz parte de um conjunto de iniciativas da Prefeitura de Curitiba para priorizar o pedestre e promover a mobilidade sustentável em toda a cidade. Projetos semelhantes foram realizados em outras áreas, como a revitalização do entorno da Cruz do Pilarzinho, na Rua Bley Zorning, da nova República Argentina e da Voluntários da Pátria. Além disso, a Rua São Francisco foi revitalizada e faixas acessíveis foram implantadas no Largo da Ordem. As obras no entorno do Mercado Municipal, iniciadas nesta semana, são outro exemplo.
Participaram da inauguração da nova Prudente de Moraes a administradora da Regional Matriz, Rafaela Lupion; a presidente da Fundação Cultural de Curitiba, Ana Castro; a presidente do Instituto Municipal de Turismo, Tatiana Turra; o administrador da Regional CIC, Raphael Kenji; a superintendente de Trânsito, Rosângela Battistella; o diretor do departamento de pavimentação da Smop, Mário Padovani, e a engenheira fiscal da obra, Bruna Kureke.
Também prestigiaram o evento o jornalista, escritor e cartunista Dante Mendonça, a jornalista Maí Nascimento Mendonça e a equipe da Aliança Francesa.