Ir para o conteúdo
Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade Curitiba-Ouve 156 Acesso à informação
Participação popular

Moradores da CIC escolhem no Fala Curitiba as prioridades para os quatro bairros da regional

Regional do CIC vota o Fala Curitiba. Curitiba, 21/08/2025. Foto: Valquir Kiu Aureliano/SECOM

Com o auditório da Regional da CIC lotado, para a votação final do Fala Curitiba, os moradores definiram, na noite dessa quinta-feira (21/8), as dez prioridades locais. As obras e serviços elencados pela população serão incluídos na Lei Orçamentária Anual (LOA) de 2026, tornando-se compromissos oficiais da Prefeitura.

O prefeito Eduardo Pimentel também participou da audiência pública e parabenizou os moradores pela mobilização e interesse em discutir e ajudar a definir as melhorias para os bairros onde moram.

"Esse é o dia mais importante do ano, na minha opinião, das regionais, que é quando a população senta, escuta, ouve e vota. Cada pessoa que está aqui hoje vai poder votar em cinco prioridades para a Regional e, essa noite, serão eleitas as dez mais votadas por todos, e que vão entrar automaticamente no orçamento do ano que vem”, disse.

No preview available
No preview available
No preview available

Eduardo Pimentel, prefeito de Curitiba.

Para uma plateia atenta, Pimentel elencou as principais entregas da gestão, previstas para a Regional da CIC, várias delas, inclusive, incluídas no Plano de Governo por terem sido apontadas como prioridade pelo Fala Curitiba. 

Pimentel citou a diminuição de 40% da fila de consultas por especialidade no município, a revitalização do Armazém da Família na regional, a entrega de uma nova creche na CIC nos próximos meses, além de outras que estão por vir, como: a criação da nova unidade de saúde Corbélia, um plano extenso de regularização fundiária, construção de 100 casas no São Miguel, a nova Rua da Cidadania da CIC, a Fazenda Urbana da CIC, revitalização do Parque dos Tropeiros e a duplicação de uma faixa marginal do contorno.

Pimentel também falou sobre o chamado “contorno do contorno”, que será realizado pelo governo estadual, e beneficiará a população da região da CIC. Trata-se de Novo Corredor Metropolitano de Curitiba, popularmente conhecido como “Novo Contorno Sul”.

“É uma obra cara, R$ 330 milhões, que vai ligar Araucária, Curitiba, passando pelo Campo de Santana e Tatuquara, até a Fazenda Rio Grande, até a BR-116. Isso vai tirar 25 mil carros e caminhões do nosso contorno aqui ao lado. É uma obra que vai trazer segurança, principalmente para essa região”, explicou. 

Oportunidade 

Para o aposentado João Benedito de Carvalho, 72 anos, as reuniões do Fala Curitiba são uma grande oportunidade. “É uma ação muito válida, onde todo o povo pode dar a sua opinião, reivindicar as coisas junto ao prefeito, e sempre colhe frutos bons dessas reuniões. Eu acho muito válido, muito importante para a comunidade”, avaliou.  

“Na minha comunidade, por exemplo, onde não tinha asfalto, hoje é tudo asfaltado, com rede de esgoto, tudo através de solicitação de Fala Curitiba”, exemplificou Carvalho.

No preview available
No preview available
No preview available

José Benedito de Carvalho, aposentado.

Para a líder comunitária Célia Regina Evangelista, de 52 anos, o Fala Curitiba é sinônimo de conquistas para a comunidade. “Fala Curitiba é o lugar onde a gente conseguiu reunir muitas lideranças, para conquistar diferentes trabalhos, para trazer para a nossa comunidade. É muito importante esses momentos em que a gente tem mais proximidade com o poder público”, definiu. 

Segundo Célia, que participa do Fala Curitiba desde a primeira edição, em 2017, várias entregas para a comunidade vieram por meio deste mecanismo de democracia participativa. “Nós tínhamos uma unidade de saúde muito pequena, a unidade de saúde Barigui, que foi ampliada. Então tudo isso foram conquistas que nós fomos tendo dentro dessas reuniões”, conta.

No preview available
No preview available
No preview available

Célia Regina Evangelista, líder comunitária.

Veja as dez prioridades no Fala Curitiba, deste ano, na Regional da CIC:

  • Ampliação de consultas especializadas com ênfase na neurologia pediátrica
  • Rondas de monitoramento pela Guarda Municipal
  • Produção de unidades habitacionais
  • Ampliação de vagas em CMEIs na regional CIC
  • Curso gratuito e reabertura do Liceu de Ofícios
  • Melhoria na infraestrutura das escolas
  • Ampliar programas, incluindo cursos e ações de proteção para as mulheres
  • Adequação e melhoria da infraestrutura nas unidades da FAS CIC
  • Tratamento para dependentes químicos em comunidades terapêuticas
  • Sentido único na Rua Léa Moreira de Souza Moura

Fazem parte da Regional da CIC, além da própria CIC, os seguintes bairros: Augusta, Riviera e São Miguel. 

Fala Curitiba

Lançado em maio de 2017, o Programa Fala Curitiba, coordenado pelo Instituto Municipal de Administração Pública (Imap), tem o objetivo de ouvir a vontade da população quanto às propostas das Leis Orçamentárias do Município, ampliar o debate e direcionar a indicação de demandas priorizadas por uma comunidade, considerando as características específicas dos seus 75 bairros.

Presenças

Também participaram da audiência do Fala Curitiba, na Regional da CIC, os secretários municipais do Governo, Marcelo Fachinello, da Comunicação Social, Marc Sousa, e da Saúde, Tatiane Filipak; a presidente do Imap, Beatriz Battistella; o administrador da Regional da CIC, Rudimar Fedrigo; e os vereadores Serginho do Posto, Toninho da Farmácia, Meri Martins, Zezinho Sabará e Lórens Nogueira. 


Próximas reuniões presenciais finais do Fala Curitiba

22/8 (sexta-feira)

Boa Vista – Rua da Cidadania (Av. Paraná, 3.600, Bacacheri)
Matriz – Memorial de Curitiba (R. Dr. Claudino dos Santos, 79, Centro/São Francisco)

Todas as reuniões começam às 19h.