O prefeito Eduardo Pimentel participou, na manhã desta segunda-feira (18/8), junto com o governador Carlos Massa Ratinho Júnior, no Campo do Santana, da cerimônia de assinatura do contrato para a execução das obras do Novo Corredor Metropolitano de Curitiba, o novo Contorno Sul. Com R$ 330 milhões de investimentos, é a maior obra da história recente do governo do estado na região metropolitana de Curitiba.
A autorização foi concedida por meio da Agência de Assuntos Metropolitanos do Paraná (Amep). A solenidade aconteceu na Rua Alda Bassete Bertholdi, esquina com a Rua Milton Luiz Pereira, ao lado do Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Milton Luiz Pereira, e reuniu lideranças políticas e comunitárias.
O prefeito Eduardo Pimentel destacou que o novo contorno metropolitano representa um grande avanço para Curitiba e região, ao reduzir a sobrecarga no Contorno Sul e Leste e melhorar o fluxo do transporte de cargas e coletivo. Segundo ele, a obra, planejada em conjunto com a cidade, vai impulsionar o desenvolvimento nos bairros do Tatuquara, Caximba e Campo de Santana e fortalecer a ligação entre Curitiba, Araucária, Fazenda Rio Grande e outros municípios da Região Metropolitana.
“Curitiba é uma cidade metropolitana e hoje recebe mais um presente do Governo do Estado pra os curitibanos e cidadãos metropolitanos. Uma obra essencial para o desenvolvimento, planejada com qualidade, segurança e que vai garantir economia de tempo nos deslocamentos, trazendo mais qualidade de vida”, disse Eduardo Pimentel.
O prefeito destacou outra importante ação adotada em parceria com o governo do Paraná para garantir mais agilidade nos deslocamentos e mais tempo para as pessoas passarem com suas famílias, em atividades esportivas, de cultura e lazer. “Recentemente, também lançamos a integração do Terminal Tatuquara com Araucária e Fazenda Rio Grande, que representa uma redução de 40 minutos na ida dos passageiros — ou 1h20 considerando ida e volta”, destacou Eduardo Pimentel.
Ainda sobre avanços assegurados à Curitiba a partir da parceria com o governo do estado, Eduardo Pimentel destacou que está em fase final, com previsão de ser aberta em aproximadamente 30 dias, a licitação para a construção de duas trincheiras na região da Estação Vila São Pedro, na Linha Verde Sul, além de novos investimentos, na ordem e R$100 milhões, para futuras obras de requalificação da malha viária da cidade.
“O Ratinho vai entrar para a história como governador das grandes obras”, disse o prefeito. Que foi muito aplaudido pelos presentes.
Corredor metropolitano
Com 9,5 quilômetros de extensão, o novo corredor vai ligar a BR-116, na região Sul de Curitiba, próxima à Fazenda Rio Grande, até a BR-476, em Araucária, facilitando também o acesso ao interior do estado pela BR-277.
O traçado contará com pistas duplicadas em concreto nos dois sentidos, ciclovia contínua e sete obras de arte especiais, entre viadutos, trincheiras e pontes. Entre os destaques estão os dois viadutos sobre os dutos da Transpetro (Repar I e II), um no cruzamento com a BR-116, além de novas estruturas sobre a Estrada Delegado Bruno de Almeida, a Rua Lídia Camargo Zampieri e o Rio Barigui. Também será construída uma trincheira sob a Rua Ismael de Almeida.
O investimento previsto é de R$ 336 milhões, com prazo de execução estimado em 30 meses.
Fim dos gargalos
De acordo com o governador Carlos Massa Ratinho Júnior, o Novo Contorno Sul será um divisor de águas para a mobilidade da capital e da região metropolitana. A obra deve reduzir gargalos no trânsito, encurtar o tempo de deslocamento entre bairros e municípios vizinhos, além de impulsionar o desenvolvimento econômico e a atração de novos investimentos para toda a região.
“Esse projeto é motivo de orgulho. Hoje estamos tirando do papel uma grande obra para Curitiba e Região Metropolitana, que faz parte de uma estratégia ampla de desenvolvimento que vai atender diretamente Fazenda Rio Grande, Curitiba, Araucária, Campo Largo e Balsa Nova, trazendo benefícios a toda a região. Integra um pacote robusto de investimentos voltados a fortalecer a capital e os municípios vizinhos, melhorando a logística, dando mais eficiência e dinamismo aos deslocamentos e com isso reduzindo o tempo no trânsito, aumentando a segurança e evitando acidentes, atropelamentos e colisões”, destacou o governador.
De acordo com cálculos do Departamento de Estradas de Rodagem (DER), destacou o governador, o novo contorno vai reduzir em 35% o volume de carros e caminhões que hoje utilizam o contorno atual — o que significa de 20 a 25 mil veículos a menos todos os dias. “É um impacto significativo, que vai desafogar o trânsito e dar uma nova dinâmica para Curitiba e seu entorno”, completou o governador, que também frisou a sinergia entre o governo do estado e as prefeituras para que as obras pudessem sair do papel.
Bairros contemplados
Em Curitiba, o Campo do Santana está no traçado de onde do Novo Contorno Sul passará. A região, atualmente com trânsito muito pesado na BR-116 e com a falta de alternativas de ligação com Araucária e Fazenda Rio Grande, será fortemente beneficiada. O Caximba e Tatuquara também serão impactados indiretamente uma vez que o novo corredor vai aliviar o fluxo da BR-116 (Contorno Leste), que corta o bairro.
Com a redistribuição do tráfego de caminhões e veículos que hoje usam esse trecho, os moradores do Caximba serão beneficiados com a melhora na mobilidade, na segurança viária e até na qualidade de vida, já que parte do tráfego pesado será direcionado para o novo eixo.
Com a autorização do governador para o início das obras, a empresa responsável pela execução precisará apresentar a licença de operação para que então os serviços tenham início.
Gilson Santos, presidente da Agencia de Assuntos Metropolitanos do Paraná (Amep), explicou que a obra é uma resposta para o futuro da região metropolitana da capital do estado e será fundamental para milhares de motoristas, como também para o transporte metropolitano, que todos os dias movimenta 400 mil pessoas.
“Estamos falando da implantação de uma nova rodovia em uma região totalmente conurbada. Representa muito: hoje, milhares de veículos vindos da região Sul, Sudeste e até de Santa Catarina precisam, obrigatoriamente, passar pelo Ceasa e pelo Contorno atual para acessar a BR-277 rumo ao Norte do Paraná. Com o novo traçado, esse gargalo será resolvido”, disse Santos.
Estiveram presentes ao evento de autorização para início das obra do novo Contorno Sul o vice-prefeito de Curitiba, Paulo Martins; o prefeito de Fazenda Rio Grande, Marco Marcondes; o prefeito de Araucária, Dr. Gustavo; o presidente da Assembleia Legislativa do Paraná, Alexandre Curi; o secretário de Estado de Infraestrutura e Logística, Sandro Alex; o secretário de Estado das Cidades, Guto Silva; os deputados estaduais Márcia Huçulak, Gilberto Ribeiro e Alisson Wandscheer; os vereadores Jasson Goulart, Tico Kuzma, Lórens Nogueira e Zezinho Sabará; e secretários municipais, estaduais e administradores regionais de Curitiba.