O Memorial Paranista do Parque São Lourenço e a Torre Panorâmica das Mercês são destaques da Pesquisa Nacional de Avaliação da Qualidade dos Serviços Turísticos.
O complexo cultural Memorial Paranista, idealizado pelo prefeito Rafael Greca e inaugurado em 2021, conquistou a nota 4,89, a terceira maior entre os 233 atrativos turísticos do país avaliados pelo indicador Aprendizado. A primeira e a segunda maiores notas serão divulgadas até 8 de julho.
Segundo informações da empresa responsável pela metodologia, a Tourqual ®, o indicador de Aprendizado refere-se a como o turista avalia o conhecimento que conquistou por visitar o atrativo.
“O Memorial Paranista é um exemplo da união da cultura e do meio ambiente. Suas galerias com obras únicas, o Jardim das Esculturas e demais espaços enaltecem os símbolos do nosso estado e temas recorrentes do trabalho do mestre João Turin”, destaca o prefeito Rafael Greca, que comemora o reconhecimento do espaço pela pesquisa nacional.
A Torre Panorâmica é destaque na categoria Percepção do Preço e recebeu o índice 4,32, em um levantamento feito com base em 3.915 respostas.
Neste quesito é levada em consideração a percepção do preço cobrado para entrada no atrativo ou dos produtos e serviços complementares (bares, guias, etc), um dos fatores chave na formação da satisfação do turista.
Pesquisa
Idealizada pelo professor catarinense Tiago Savi Mondo, do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) e do Mestrado em Turismo da Universidade Federal Fluminense (UFF), a pesquisa foi realizada entre outubro de 2021 e março de 2022.
Foi coordenada pela Rede Brasileira de Observatórios de Turismo (RBOT) e utiliza a metodologia Tourqual ®, na qual o levantamento dos dados tem o objetivo de diagnosticar a percepção de turistas com relação à qualidade dos serviços dos principais destinos brasileiros, com notas que variam entre 1 e 5.
Conforme o professor Mondo, esta é uma das maiores pesquisas com turistas já realizada no país e proporcionará resultados importantes para a definição de estratégias de gestão dos serviços turísticos.
A RBOT pretende apresentar soluções de melhoria para os serviços turísticos brasileiros. Os resultados finais serão apresentados no VI Encontro da Rede Brasileira de Observatórios de Turismo em Natal, no dia 8 de julho.
Em Curitiba o articulador da pesquisa foi o Instituto Municipal de Turismo em parceria com a Paraná Turismo e foram avaliados quatro atrativos: Jardim Botânico, Memorial Paranista, Museu Oscar Niemeyer e Torre Panorâmica.
“Cada vez mais, atrativos e empresas turísticas têm se esforçado em entregar uma experiência excelente e memorável ao turista. Ensinar sobre a cultura local, gastronomia, história do empreendimento ou do destino ou qualquer outra informação nova e relevante para o turista pode ser uma estratégia barata, simples e de operação viável que vai melhorar a percepção do visitante e potencializar sua satisfação”, explica a Tourqual, em comunicado divulgado nas redes sociais.
Memorial Paranista
Localizado no Parque São Lourenço, o Memorial Paranista ocupa uma área de 6 mil metros quadrados que alia arte, turismo, meio ambiente e lazer, com destaque para a coleção de obras do escultor paranaense e precursor do Paranismo João Turin.
São cerca de 100 trabalhos artísticos entre esculturas, bustos e baixos-relevos que exaltam o índio, personagens e elementos naturais característicos do estado. Na parte externa, está o Jardim das Esculturas, com réplicas ampliadas de exemplares de Turin.
O complexo do Memorial Paranista ainda reúne o Teatro Cleon Jacques, o Ateliê de Esculturas, o Liceu das Artes, a Loja #CuritibaSuaLinda e a Capela Paranista.
As visitas à área de exposições do Memorial Paranista são gratuitas e devem ser agendadas no portal do complexo cultural. Para apreciar as obras do Jardim das Esculturas não é preciso agendamento.
Vista panorâmica
Inaugurada em 17 de dezembro de 1991, a Torre Panorâmica está no ponto mais alto da cidade e é a única torre de telefonia do Brasil com mirante aberto à visitação.
Oferece uma vista privilegiada de 360 graus da cidade e ainda é possível visualizar também a Serra do Mar. Os 109,5m de altura correspondem a um edifício de 40 andares.
No mirante da Torre, além da linda vista, a atração é um painel do artista plástico paranaense Poty Lazzarotto.
No piso do mirante, o visitante pode contemplar um mapa da cidade com os principais atrativos turísticos representados em relevo.
Serviço - Torre Panorâmica
Horário: de terça a domingo e feriados, das 10h às 18h
Para agendamento e valores de ingressos, clique aqui