Com a inauguração do novo Hospital e Maternidade Luísa de Marillac, na última segunda-feira (30/6), o Hospital Mater Dei, no Centro, deixa de atender gestantes encaminhadas pelo Rede Mãe Curitibana Vale a Vida a partir desta segunda-feira (7/7). As gestantes que estavam com o parto previsto para o Mater Dei ficam, a partir de agora, automaticamente vinculadas à nova maternidade, na CIC.
O coordenador da Rede Mãe Curitibana Vale a Vida, Everson Ribeiro, lembra que toda gestante que faz o pré-natal em uma das 107 unidades de saúde da Prefeitura de Curitiba sabe em qual hospital terá seu bebê. Essa informação consta na carteira da gestante, inclusive como referência para situações de emergência durante o período de gestação.
“As gestantes que estão vinculadas ao Hospital Mater Dei serão atendidas a partir de agora na Maternidade Luísa de Marillac. Para as demais, nada muda. Na hora do trabalho de parto, devem procurar a maternidade definida em sua carteira da gestante”, explica Ribeiro.
Dúvidas
A equipe multiprofissional responsável pelo pré-natal das gestantes avisa sobre a mudança de endereço da maternidade durante as consultas agendadas. Caso existam dúvidas, é possível procurar sua unidade de saúde de referência ou ligar para a Central Saúde Já, pelo número 3350-9000. A maternidade Luísa de Marillac também disponibilizou um número para tirar dúvidas das famílias – 3883-4300, ramal 1.
Estrutura
O novo hospital faz parte do Grupo Hospitalar Nossa Senhora das Graças e passa de 73 para 149 leitos que serão destinados exclusivamente para o SUS.
Em sua nova estrutura física na CIC, os 148 leitos serão destinados para o atendimento à Rede de Urgência do município, sendo 10 leitos de UTI adulto e 66 leitos de enfermaria clínica.
Já a maternidade conta com 55 leitos obstétricos, 18 complementares, salas cirúrgicas, salas de parto e espaço para exames, além do Pronto Atendimento para as gestantes que estão definidas para ter o parto realizado no Luísa de Marillac.
A antiga Maternidade Mater Dei tem 58 anos de atuação em Curitiba e foi responsável por mais de 230 mil nascimentos na cidade. Desde que foi contratualizada com o SUS Curitiba, em 2008, já realizou 73.643 partos pelo sistema público municipal.