Nesta terça-feira (13/1) o Museu de História Natural Capão da Imbuia realizou a Oficina de pegadas: torne-se um biólogo mirim por um dia. Na atividade, as crianças puderam entender o trabalho de um biólogo e aprender sobre a fauna brasileira. Além disso, os participantes fizeram moldes de pegadas de mamíferos em gesso.
O museu terá outras edições da oficina nos dias 15, 20 e 22 de janeiro. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas pelo site Guia Curitiba, neste link. As oficinas ocorrem pela manhã, às 9h30, e à tarde, às 14h, com 15 vagas por turma.
Biólogo do museu, Alexandre Arrata, foi o responsável por ministrar as atividades do período da tarde. Para Alexandre, o contato com a biologia desde cedo é essencial para um futuro sustentável.
“Quase todo mundo quando pequeno tem um fascínio por animais. Então é muito importante nós mantermos na criança essa curiosidade para construir uma consciência em relação à natureza. Assim, quem sabe no futuro elas queiram ir para a área da biologia”, comentou.
Diversão e aprendizado
Enquanto as crianças esperavam os moldes de gesso secarem, tiveram a oportunidade de visitar o Caminho das Araucárias e o interior do museu. O Caminho das Araucárias é uma trilha de 400 metros que está dentro de um bosque com árvores centenárias. A área remanescente de floresta de araucária é uma unidade de conservação municipal (Dec. Municipal, 252 10/05/1994), tombado como Patrimônio Histórico e Artístico do Paraná (Lei Estadual 1211, 16/06/1953).
A administradora Joslaine de Oliveira é moradora do bairro Capão da Imbuia e levou os filhos Davi e Maria Luisa e a sobrinha Isabella para uma tarde de contato com a natureza.
“Nós moramos aqui no bairro e gostamos muito do bosque. Com a oficina, eu vi a oportunidade de as crianças estarem mais em contato com a natureza e aprenderem coisas novas”, explicou.
O Museu de História Natural Capão da Imbuia fica em um bosque remanescente de floresta com araucária da região de Curitiba. O local é referência nacional na área de pesquisa zoológica, abrigando coleções científicas representativas da fauna original do Paraná, sendo base de consulta e pesquisa por interessados do Brasil e do mundo.
Pandinha
Outra atração do MHNCI é a exposição do esqueleto da Pandinha, girafa que viveu quase 33 anos no Zoológico de Curitiba e foi a mais longeva do Brasil.
Uma sala foi preparada especialmente para a exposição. Além de Pandinha, no espaço há animais taxidermizados, como tigre e capivara. Um vídeo mostrando como era a vida da girafa no Zoo e como foi a osteomontagem do esqueleto também fazem parte da exposição.
Osteomontagem é a técnica científica e artística de preparar e montar esqueletos de animais em sua posição anatômica original.
Serviço
Oficina de pegadas: torne-se um biólogo mirim por um dia
Datas: 15, 20 e 22 de janeiro, às 9h30 e às 14h
Local: Museu de História Natural Capão da Imbuia (Rua Benedito Conceição, 407 – Capão da Imbuia)
Inscrições pelo Guia Curitiba