Ir para o conteúdo
Proteção Animal

Hospital Veterinário Municipal faz 1 ano com 30 mil consultas gratuitas; Curitiba ganhará nova unidade

Hospital Veterinário Municipal, completa 1 ano de funcionamento com a marca de 30 mil consultas gratuitas para cães e gatos. Curitiba, 13/01/2026. Foto: Ricardo Marajó/SECOM

Texto: Adriano Kotsan
Secretaria Municipal da Comunicação Social (Secom)

Os moradores de Curitiba tutores de cães e gatos e as ONGS e protetores independentes de animais têm muitos motivos para comemorar nesta terça-feira (13/1). O Hospital Veterinário Municipal São Francisco de Assis, no bairro Taboão, completa hoje um ano de funcionamento. Neste período, foram feitas 30 mil consultas gratuitas de cães e gatos, uma média de 80 atendimentos por dia.

Para marcar a data e celebrar essa conquista para a cidade - este é o primeiro hospital veterinário público municipal do Paraná -, o prefeito Eduardo Pimentel foi até o local e conversou com tutores de pets que tinham consultas, exames e atendimentos especializados agendados para a manhã desta terça-feira (13/1).

“Hoje celebramos 1 ano de funcionamento do Hospital Veterinário Municipal, uma obra da Prefeitura com emenda do deputado federal Delegado Matheus Laiola e apoio da vereadora Andressa Bianchessi. Aqui tem atendimento gratuito para nossos amigos pets. E no final do ano passado fizemos o anúncio do lançamento do Hospital Veterinário Municipal da zona Sul, que ficará perto do Terminal Pinheirinho”, disse o prefeito Eduardo Pimentel. 

OUÇA AQUI
Prefeito Eduardo Pimentel

No preview available
No preview available
No preview available
No preview available
No preview available
No preview available
No preview available


O novo hospital vai atender nos mesmos moldes do Hospital Veterinário Municipal São Francisco de Assis com consultas, exames laboratoriais e de diagnóstico por imagem, atendimento ambulatorial e internação. Também haverá atendimento de especialidades como clínica geral, oftalmologia, cardiologia, dermatologia, oncologia, ortopedia e odontologia.

Veja como agendar consulta

As consultas gratuitas no Hospital Veterinário Municipal São Francisco de Assis precisam ser agendadas pelo site da Rede de Proteção Animal, na área de eventos. Semanalmente, sempre às segundas-feiras ao meio-dia, a agenda para a semana seguinte é liberada.

Emergências são atendidas sem a necessidade de agendamento, mas é feita uma triagem rigorosa. Para os casos que não se enquadrem neste perfil, o tutor deve entrar no site da Rede de Proteção Animal e agendar a consulta de forma eletiva para um segundo momento.

Patrícia Schmidt, moradora do Água Verde, tem 3 cachorros adotados da rua. Nesta terça-feira ela levou a cachorra Mega para fazer exames de sangue e o cão Flash para fazer um raio-X. 

“Vale muito a pena vir aqui no Hospital Veterinário. O atendimento é rápido e muito atencioso. Um hospital veterinário público assim é muito bom. Nós que adotamos cachorros precisamos dessa ajuda, é fundamental cuidar da saúde dos pets, mas é caro na rede particular”, explicou Patrícia.

Funcionamento

O Hospital Veterinário Municipal de Curitiba fica na Rua Cesar Misael Chaves, 147, no bairro Taboão, e funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h.

É possível realizar consultas veterinárias, cirurgias, exames laboratoriais e de diagnóstico por imagem. Também são atendidas especialidades como clínica geral, oftalmologia, cardiologia, endocrinologia, dermatologia, neurologia, oncologia, ortopedia e odontologia. 

A gestão é de responsabilidade da Associação Catarinense de Gestão Hospitalar, Conhecimento e Assistência Social (CHC), definida por edital de chamamento público. As consultas acontecem de forma direcionada para animais de responsáveis moradores de Curitiba que participam do programa Armazém da Família há mais de seis meses, protetores independentes e Organizações da Sociedade Civil com cadastro ativo no site da Rede de Proteção Animal.

Presenças

Também acompanharam a visita ao Hospital Veterinário Municipal São Francisco de Assis, o secretário municipal da Comunicação Social, Marc Sousa; o coordenador da Rede de Proteção Animal, Fabiano Cruzara; a gerente técnica do Departamento de Pesquisa e Conservação da Fauna, Vivien Midori Morikawa; o deputado federal Delegado Matheus Laiola; e a vereadora Andressa Bianchessi.