Em função de uma massa polar que chegou à região, o frio volta a Curitiba e a Fundação de Ação Social (FAS) vai intensificar os serviços de abordagem social e acolhimento para pessoas em situação de rua na noite deste sábado (6/9).
O trabalho faz parte da Operação Inverno, desenvolvida pela FAS e pela Defesa Civil, desde o dia 15 de maio, para proteger a população em situação de rua durante os períodos de frio intenso. Elas são realizadas sempre que há previsão de temperaturas iguais ou abaixo de 8ºC.
Durante as ações intensificadas, a FAS mobiliza nove equipes extras para trabalhar entre 18h e 1h nas dez regionais da cidade. No total, são 19 equipes de abordagem social para atuar no serviço, durante o dia e noite.
“Temperaturas abaixo de 8ºC aumentam o risco de hipotermia e, por isso, nossas equipes estarão nas ruas para ofertar serviços, principalmente o acolhimento. Temos vagas para todos que precisarem”, destaca o presidente da FAS, Renan de Oliveira Rodrigues.
Acolhimento com estrutura completa
Nos espaços de acolhimento da Prefeitura, as pessoas encontram um local seguro para dormir, alimentação, roupas limpas e espaço para higiene.
Curitiba tem 1.640 vagas regulares e outras 83 emergenciais, sendo 80 para homens e três para mulheres, que podem ser ativadas em noites muito frias.
Há 33 unidades de acolhimento, das quais 19 são voltadas exclusivamente para a população em situação de rua. Se necessário, a Prefeitura pode acionar o plano emergencial de acolhimento, com a abertura de abrigos provisórios em espaços públicos ou comunitários, conforme previsto no Plano de Contingência Municipal. A operação envolve dez secretarias municipais.
Serviço ativo 24 horas
O serviço de abordagem social em Curitiba funciona 24 horas por dia, todos os dias da semana, e atende às solicitações feitas pela população por meio da Central 156 (telefone, site ou app Curitiba 156). Durante as noites frias, o trabalho também acontece por busca ativa, especialmente entre 18h e 1h, para garantir que mais pessoas estejam acolhidas antes da madrugada, quando as temperaturas costumam ser mais baixas.
A partir da 1h, quando termina o reforço, o atendimento continua sendo feito pela Central de Encaminhamento Social (CES), que funciona de forma contínua, em toda a cidade.
Com o frio, a FAS também reforça as abordagens durante o dia, com o trabalho das equipes dos Centros de Referência Especializados de Assistência Social (Creas). O objetivo é oferecer acolhimento e reduzir os chamados noturnos.
Como ajudar
A Prefeitura pede que ao avistar alguém em situação de rua, a população entre em contato com a Central 156 – pelo site, telefone ou aplicativo Curitiba 156 – para pedir abordagem social.