Uma atração do Natal Encantado do Mercado Municipal do Capão Raso, entre as bancas próximas do Armazém da Família, chama a atenção por seus 7 metros de altura. Mas a curiosidade, seguida de surpresa, aumenta ainda mais quando se constata o material usado na confecção da inusitada árvore de Natal. A colorida estrutura é formada por 1.500 peças de crochê feitas a mão por 600 voluntários da ONG curitibana Lucianas & Marias.
“Criamos uma verdadeira obra de arte para integrar a decoração do Natal do Mercado Municipal do Capão Raso. É um símbolo de afeto coletivo para este fim de ano. A iniciativa também nos ajuda a divulgar os benefícios deste belo, preciso e delicado trabalho artesanal. O crochê transforma vidas, seja financeiramente ou psicologicamente”, conta Luciana Cortez, artesã e fundadora da ONG.
O desafio de criar uma árvore de 7 metros de altura em crochê teve início no dia 12 de setembro, Dia Mundial do Crochê, quando Luciana convidou crocheteiras e crocheteiros da capital para participar da confecção dos quadradinhos, que posteriormente foram unidos em um painel de 8 metros em formato de quadro.
Os voluntários montaram os quadradinhos e os encaixaram como se fossem um quebra-cabeça. O resultado final é uma árvore de Natal de crochê com 65 cores, aplicações de passarinhos em ninhos e mais de 700 mil pontos.
“Cada quadradinho nasceu de fios, mãos e intenções, pois o crochê, além de técnica, é tempo, é memória, é afeto, é transformar simples laçadas em histórias. Tudo feito com dedicação e carinho”, completa Luciana.
A organização não-governamental (ONG) Lucianas e Marias foi fundada, em Curitiba, em 2015. A entidade promove atividades, durante todo o ano, para promover a arte do crochê e capacitar pessoas que fazem este artesanato, como ferramenta de transformação social/econômica e combate à depressão.
Mais atrações
Além da árvore de crochê de 7 metros, a programação Natal Encantado do Mercado Municipal Capão Raso oferece diversas atrações para o público aproveitar o espaço durante as compras nas mais 100 lojas, além do Armazém da Família e Sacolão da Família. Destaque para o ambiente instagramável do Apartamento do Papai Noel, uma iniciativa especial da construtora Valor Real, patrocinadora do Natal de Curitiba 2025. As festividades contam ainda com apresentações e shows gratuitos todos os sábados, às 15h, até o próximo fim de semana. No dia 20/12, a diversão está garantida com o grupo O Cortejinho.
Serviço
Árvore de Crochê do Natal no Mercado Municipal do Capão Raso
Data: até 6 de janeiro de 2026
Local: Rua Otto Cabel, 51, Capão Raso (em frente ao terminal)
Entrada: Gratuita
Com realização da Prefeitura de Curitiba, o Natal de Curitiba 2025 é apresentado pelo Bradesco e também tem como patrocinadores: Governo do Paraná, Ademicon, Condor Super Center, O Boticário, Rumo, Grupo Potencial, Ligga, Uninter, Electrolux, Volvo do Brasil, PUCPR/Grupo Marista, Família Madalosso, Consórcio Servopa, MiniPreço, Tenda, Favretto, Abrasel-PR, Super Muffato, Valor Real Construtora, Realiza Eventos e Festtone. A programação ocorre de 24 de novembro a 6 de janeiro, com apresentações até 23 de dezembro.