Ir para o conteúdo
Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade Curitiba-Ouve 156 Acesso à informação
Saúde Ocupacional

Exames periódicos anuais para guardas municipais são assunto de reunião entre Prefeitura e servidores

Prefeitura dá continuidade às reuniões de negociação com Sigmuc. Curitiba, 24/07/2025. Foto: Valquir Kiu Aureliano/SECOM

Os gestores do Departamento de Saúde Ocupacional da Secretaria de Gestão de Pessoal (SMGP) informaram aos representantes do Sindicato dos Servidores da Guarda Municipal de Curitiba (Sigmuc) que os servidores da pasta são convocados uma vez ao ano para uma série de exames.

O tema foi um dos assuntos debatidos durante a reunião de negociação conduzida pela superintendente da SMGP, Silvia Cherubin. O encontro foi realizado na sede do IPMC (Instituto de Previdência dos Servidores do Município de Curitiba), no Alto da Glória.

“Todo ano os guardas são convocados para fazer a avaliação psicológica, teste de esforço, audiometria e exames oftalmológicos”, declarou o médico Paulo Coelho, gerente da equipe da Perícia Médica. Ele informou ainda que o eletroencefalograma é realizado a cada três anos.

A diretora do Departamento, Fernanda Zwir, lamentou que, apesar do cuidado que a área tem com os profissionais, alguns servidores da Guarda Municipal não comparecem quando convocados. “Infelizmente, a falta aos exames acontece entre todos os servidores, mas é bem preocupante que os guardas faltem pelas características da atividade que exercem. Além disso, eles ocupam um horário do médico, que poderia atender outro servidor”, disse a diretora.

Ela destacou que há poucos dias foi ampliado o número de médicos. “Temos dois novos médicos-peritos, aprovados no concurso público”, comemorou. Ao todo, o Departamento conta atualmente com 19 médicos e há expectativa de ingresso de novos profissionais.

Durante a reunião, Zwir informou que representantes do Departamento participam toda semana das atividades do Estágio de Qualificação Profissional (EQP), capacitação realizada no Centro de Formação da Guarda Municipal, para falar sobre saúde mental. Aos supervisores, no início do ano, foi feita palestra sobre assédio.

Os participantes também falaram sobre a importância da comunicação de acidente de trabalho (CAT), que deve ser feita pela chefia sempre que houver algum acidente envolvendo o servidor no local de trabalho ou em seus deslocamentos entre a unidade de trabalho e sua residência.

Plano de saúde

O diretor Administrativo Financeiro do plano de saúde dos servidores, o ICS (Instituto Curitiba de Saúde), Elcio Casagrande, enfatizou que atualmente o total de médicos do Centro de Saúde, no Rebouças, é de 102, e o número de consultas mensais é de 12 mil. Informou ainda que, de acordo com a legislação, o ICS garante atendimento exclusivamente em Curitiba.

Casagrande lamentou que muitos beneficiários faltem às consultas agendadas. O percentual atualmente é de 16% de ausências.

O diretor apontou ainda que houve ampliação dos consultórios desde a mudança do atendimento odontológico para a Dental UNI, cooperativa responsável pelos atendimentos odontológicos dos beneficiários do ICS.

A ata desta e de todas as reuniões com os sindicatos podem ser conferidas no Portal do Servidor.