Ir para o conteúdo
Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade Curitiba-Ouve 156 Acesso à informação
Conecta Muralha Curitiba

Tecnologia da Muralha Digital ajuda Guarda Municipal de Curitiba a prender três criminosos que praticavam furtos e roubos no Centro de Curitiba

Câmeras de monitoramento da Muralha Digital foram decisivas em mais uma ação desencadeada dentro da Operação Centro Seguro, que prendeu três integrantes da gangue da correntinha que age no centro de Curitiba praticando furtos e roubos. Foto: Divulgação

As câmeras de monitoramento da Muralha Digital foram decisivas em mais uma ação desencadeada dentro da Operação Centro Seguro, que prendeu nesta quarta-feira (23/7) três integrantes da gangue da correntinha que age no Centro de Curitiba, praticando furtos e roubos de relógios, celulares e correntes.  

As câmeras da muralha monitoraram em tempo real a movimentação dos criminosos no dia da prisão e orientaram a ação dos guardas municipais e da policia que cumpriram os mandados de prisão. Dois suspeitos foram presos na área central, na Praça Zacarias e na Rua Marechal Deodoro, e o terceiro foi encontrado na sua residência no bairro Xaxim. Outros dois integrantes da gangue estão foragidos.

A ação foi integrada e contou com a participação da Guarda Municipal, do Grupo Tático de Motos da GM, de agentes do Departamento de Inteligência da Secretaria Municipal de Defesa Social e Trânsito, além de agentes das polícias Civil e Penal.

Os suspeitos foram identificados por meio do trabalho da equipe de investigação da Muralha Digital, que analisou imagens de uma câmera de segurança instalada na região da Praça Generoso Marques, que flagrou a ação do grupo que agiu com bastante violência e agrediu um idoso para roubar a correntinha dele, na tarde do dia 16/6, na frente do Paço da Liberdade.  

As imagens mostraram que o idoso foi cercado pelos criminosos, derrubado e arrastado pelo chão, numa ação violenta que durou poucos minutos e foi acompanhada por muitas pessoas numa das regiões mais movimentadas do Centro. A partir dessas imagens, a equipe de investigação da Muralha Digital passou a monitorar o grupo que foi identificado e preso.     

O secretário municipal de Defesa Social e Trânsito, Rafael Vianna, explica que as imagens da Muralha Digital e o trabalho de investigação foram decisivos.    

“Essa é mais uma ação que está dentro do objetivo de devolver o Centro de Curitiba às pessoas de bem, dentro das nossas ações da Operação Centro Seguro para coibir os crimes de furtos, roubos, homicídios e tráfico de drogas. Essa operação revela que a tecnologia da Muralha Digital é uma ferramenta importante para prevenção dos crimes e contribui também com as investigações da polícia", afirmou Vianna. 

Programa Muralha Conecta Curitiba 

No início desse mês, o prefeito Eduardo Pimentel assinou o decreto que instituiu o programa Conecta Muralha Curitiba, para ampliar o número de câmeras de monitoramento no município, com o compartilhamento de sistemas de videomonitoramento privados — de empresas de segurança e condomínios — com a Muralha Digital da Prefeitura de Curitiba. 

Lançada em 2021, a Muralha Digital já conta com mais de 2.100 câmeras instaladas em espaços públicos e pontos estratégicos do município. Com a integração das câmeras particulares, o âmbito de abrangência da Muralha Digital será ampliado e deverá conectar até 6 mil câmeras para realizar o monitoramento nos espaços públicos da cidade, para ampliar o cercamento digital e o combate aos crimes.