Dirigentes da Secretaria de Gestão de Pessoal (SMGP) destacaram aos representantes do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Curitiba (Sismuc) a importância dos agentes de segurança local (Agesel) na avaliação dos ambientes de trabalho. O assunto foi abordado durante reunião realizada nesta quarta-feira (23/7), no Departamento de Saúde Ocupacional da SMGP, no Centro Cívico.
Conduzida pela superintendente da SMGP, Silvia Cherubin, a reunião com o Sismuc foi a primeira a debater os temas apresentados pelo Sindicato na pauta de discussões de 2025. Outras reuniões vêm sendo realizadas com os dirigentes desde o início do ano.
A diretora do Departamento de Saúde Ocupacional, Fernanda Zwir, explicou que a lista de agentes pode ser consultada no Portal do Servidor.
Atualmente, o grupo de agentes totaliza 70 pessoas, que são responsáveis pela verificação de estruturas dos locais de trabalho e equipamentos de proteção individual e têm o papel de fazer a articulação entre os servidores, a secretaria onde trabalham e a Saúde Ocupacional. A equipe conta ainda com oito técnicos de segurança.
Todos eles foram capacitados também para orientar a respeito de casos de assédio no ambiente de trabalho, conforme estabelece a Norma Regulamentadora (NR-5), relativa à Comissão Interna de Prevenção de Acidentes e de Assédio (Cipa).
Zwir destacou que o tema do assédio e relações interpessoais vem sendo trabalhado em palestras realizadas pela Saúde Ocupacional a pedido das secretarias e órgãos do Município. “O debate sobre esses temas tem sido muito bem recebido pelos servidores. Estas palestras têm o objetivo de conscientizar a todos”, declarou.
A diretora informou que em breve o Sismuc e os demais sindicatos serão convidados para uma apresentação sobre a programação da Semana Interna de Prevenção de Acidentes – Sipat 2025. Ela declarou que neste ano haverá um dia para cada secretaria, no caso das grades áreas, como Saúde e Educação – e outras datas para grupos específicos de secretarias.
“Queremos que os temas sejam mais próximos da realidade das áreas”, justificou. “E que os servidores sejam liberados pelas chefias para que possam participar”, completou. A Sipat será realizada dias 20, 21 e 22 de agosto.
A ata desta e de todas as reuniões com os sindicatos podem ser conferidas no Portal do Servidor.