Estudantes de Curitiba saíram campeões do Torneio Internacional de Robótica, no Chile (ITR Chile 2025), neste sábado (6/9) e domingo (7/9). Eles ganharam em diversas categorias: primeiro e segundo lugar na categoria Cabo de Guerra, primeiro lugar na categoria Registro Multimidiático, segundo e terceiro lugar lugar na categoria Dança dos Robôs, primeiro e segundo lugar em Alcateias Robóticas e terceiro lugar em Atomic Bots.
A equipe Robotic Dancers - Escola Municipal (EM) Albert Schweitzer ficou com a medalha de ouro e a Alcateia - EM CAIC Cândido Portinari ficou com a medalha de prata com o Cabo de Guerra. A equipe Navegadores da Matrix - EM Professor Erasmo Pilotto ganhou medalha de ouro na competição de Registro Multimidiático e medalha de prata com a Dança dos Robôs.
No domingo, a equipe Resgate no Plano ficou com o primeiro lugar na Alcateia Robóticas - EM CAIC Cândido Portinari e terceiro lugar com Atomic Bots - EM Herley Mehl.
A equipe Viagem ao Centro da Terra ficou em segundo lugar com Alcateia - EM CAIC Cândido Portinari e terceiro lugar com Robotic Dancers - EM Albert Schweitzer.
O ITR Chile foi realizado no Almacruz Hotel Y Centro de Convenciones, em Santiago, capital do Chile. A classificação para essas competições é fruto de um intenso trabalho desenvolvido nas escolas municipais.
“Incentivamos a pesquisa, ciência, tecnologia e inovação, e a participação em eventos como esse traz inúmeros benefícios a nossos estudantes. Eles compartilham experiências, trabalham em equipe, resolvem problemas com autonomia”, destaca o secretário municipal da Educação, Jean Pierre Neto.
A robótica educacional contribui para a aprendizagem por meio da construção e programação de modelos de robôs que executam determinadas tarefas. Essas ações desenvolvem competências socioemocionais como cooperação, senso de responsabilidade, criatividade, autonomia, senso crítico, flexibilidade e autodeterminação, entre outras.
De maneira multidisciplinar, os estudantes usam a lógica como elemento estruturante do trabalho que envolve os componentes curriculares abordando conceitos de Matemática, Física, Engenharia, Computação, Design, Ciência e Tecnologias. Os investimentos na área somam R$ 198 mil de janeiro a julho deste ano.
Estiveram na disputa, no Chile, as equipes Navegadores da Matrix, da Escola Municipal Professor Erasmo Pilotto (bairro Atuba); Atomic Bots, da Herley Mehl (Pilarzinho); Alcateia Robótica, do Caic Cândido Portinari, e Robótica Dancers, da Albert Schweitzer (ambas na CIC).