Ir para o conteúdo
Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade Curitiba-Ouve 156 Acesso à informação
Robótica

Estudantes de Curitiba colecionam medalhas em agosto e partem para novos desafios em setembro

Além das premiações já conquistadas Torneio Brasil de Robótica e no Amistoso promovido pelo Colégio Estadual do Paraná, este mês, setembro começa com dois eventos importantes, a etapa estadual da Olimpíada Brasileira de Robótica e o Torneio Internacional de Robótica, no Chile. Foto: Divulgação

As 11 equipes de alta performance da Robótica educacional da rede pública de Curitiba estão com a agenda lotada de conquistas e desafios em agosto e setembro.

Além das premiações já conquistadas, Torneio Brasil de Robótica e no Amistoso promovido pelo Colégio Estadual do Paraná, este mês, setembro começa com dois eventos importantes: a etapa estadual da Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR), que será realizada no dia 6/9, e o Torneio Internacional de Robótica, no Chile (ITR Chile 2025), dias 6 e 7/9.

A OBR contempla as modalidades Resgate Robô Seguidor de Linha e Robótica Artística e será realizada no Salão da Paróquia São Pedro, no bairro Umbará.

Já o ITR Chile será realizado no Almacruz Hotel Y Centro de Convenciones, em Santiago, capital do Chile.

A classificação para essas competições é fruto de um intenso trabalho desenvolvido nas escolas municipais. “Incentivamos a pesquisa, ciência, tecnologia e inovação, e a participação em eventos como esse traz inúmeros benefícios a nossos estudantes. Eles compartilham experiências, trabalham em equipe, resolvem problemas com autonomia”, destaca o secretário municipal da Educação, Jean Pierre Neto.

Robótica educacional contribui para a aprendizagem por meio da construção e programação de modelos de robôs que executam determinadas tarefas.

Essas ações desenvolvem competências socioemocionais como cooperação, senso de responsabilidade, criatividade, autonomia, senso crítico, flexibilidade e autodeterminação, entre outras. De maneira multidisciplinar, os estudantes usam a lógica como elemento estruturante do trabalho que envolve os componentes curriculares abordando conceitos de Matemática, Física, Engenharia, Computação, Design, Ciência e Tecnologias. 

Os investimentos na área somam R$ 198 mil de janeiro a julho deste ano.

No pódio

Neste mês de agosto, as equipes curitibanas conquistaram, na categoria Middle 1, o 1° (Escola Municipal Prefeito Omar Sabbag  - Cyber Rex) e o 3° lugares (Papa João XXIII - Capivaras Robóticas) no Torneio Brasil de Robótica, realizado no Parque Barigui, dia 23.

Já no Amistoso promovido pelo Colégio Estadual do Paraná, no Alto da Glória, no último dia 9, três equipes conquistaram premiação: o primeiro lugar ficou com a Atomic Bots, da Escola Municipal Herley Mehl (bairro Pilarzinho). Em segundo, a equipe Roboleague, da Escola Municipal Júlia Amaral di Lenna (Barreirinha). E, na terceira colocação, a equipe Capivaras Robóticas, da Escola Papa João XXIII.