Ir para o conteúdo
Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade Curitiba-Ouve 156 Acesso à informação
Na torcida

Rumo ao Chile: prefeito entrega as passagens para equipes de robótica disputarem o torneio internacional

Prefeito Eduardo Pimentel com o secretário do Governo Municipal, Marcelo Fachinello e o secretário da Educação, Jean Pierre Neto, entrega vouchers ao estudantes que vão para o Torneio de Robótica no Chile. Curitiba, 03/09/2025. Foto: Pedro Ribas/SECOM

O prefeito Eduardo Pimentel recebeu nesta quarta-feira (3/9), no Palácio 29 de Março, professores e estudantes das quatro escolas municipais de Curitiba que vão participar do Torneio Internacional de Robótica, no Chile (ITR Chile 2025), neste sábado (6/9) e domingo (7/9). O prefeito entregou a cada um dos participantes, simbolicamente, os vouchers da viagem (passagens aéreas). 

Estarão na disputa as equipes Navegadores da Matrix, da Escola Municipal Professor Erasmo Pilotto (bairro Atuba); Atomic Bots, da Herley Mehl (Pilarzinho); Alcateia Robótica, do Caic Cândido Portinari, e Robótica Dancers, da Albert Schweitzer (ambas na CIC).

“Gosto muito e vamos fortalecer o trabalho desenvolvido nas nossas escolas com a robótica. Estamos orgulhosos e torcendo por todos vocês”, disse o prefeito, que assistiu às demonstrações dos robôs das quatro equipes.

Os investimentos na robótica educacional somam R$ 198 mil de janeiro a julho deste ano. 

Na torcida

A classificação para a etapa internacional é fruto de um intenso trabalho desenvolvido nas unidades municipais.

“É um grande mérito de vocês a participação nesse torneio internacional. Incentivamos a pesquisa, ciência, tecnologia e inovação, e a participação em eventos como esse traz inúmeros benefícios, como o compartilhamento de experiências e o trabalho em equipe”, comentou o secretário municipal da Educação, Jean Pierre Neto.

As equipes participarão nas modalidades cabo de guerra, resgate plano, registro multimidiático, viagem ao centro da terra e dança dos robôs.

Para o estudante João Paulo Leão Glovatiski (Atomic Bots), a robótica é um excelente aprendizado para resolver problemas e trabalhar em equipe. 

“Esta é uma oportunidade maravilhosa, estou há anos na robótica e gosto muito”, contou.

Beatriz Rodrigues Sancho (Navegadores da Matrix) relata que participar do projeto de robótica a ensinou a se mais organizada. “Além do conhecimento, da programação, aprendi muito sobre organização”, frisou.

Como funciona

A robótica educacional contribui para a aprendizagem por meio da construção e programação de modelos de robôs que executam determinadas tarefas.

Essas ações desenvolvem competências socioemocionais como cooperação, senso de responsabilidade, criatividade, autonomia, senso crítico, flexibilidade e autodeterminação. De maneira multidisciplinar, os estudantes usam a lógica como elemento estruturante do trabalho que envolve os componentes curriculares, abordando conceitos de Matemática, Física, Engenharia, Computação, Design, Ciência e Tecnologias. 

Conquistas recentes

No dia 23 de agosto, as equipes curitibanas conquistaram o primeiro lugar (Escola Municipal Prefeito Omar Sabbag  - Cyber Rex) e o terceiro lugar (Papa João XXIII - Capivaras Robóticas) na categoria Middle 1, no Torneio Brasil de Robótica, realizado no Parque Barigui.

Já no Amistoso promovido pelo Colégio Estadual do Paraná, no Alto da Glória, no último dia 9, três equipes conquistaram premiação: o primeiro lugar ficou com a Atomic Bots, da Escola Municipal Herley Mehl (bairro Pilarzinho); o segundo com a equipe Roboleague, da Escola Municipal Júlia Amaral di Lenna (Barreirinha); e o terceiro com Capivaras Robóticas, da Escola Papa João XXIII Portão).

Presenças

Participaram ainda o secretário do Governo Municipal, Marcelo Fachinello; o secretário municipal da Comunicação Social, Marc Sousa; a superintendente de Gestão Educacional, Thalita Folmann da Silva; as chefes dos núcleo regionais da Educação do Boa VIsta, Michele Prado, e da CIC, Angela Piotto; a coordenadora de Formação e Inovação, Dagmar Heil Pocrifka, a gerente de Inovação Pedagógica, Anelise Nico Paes; a professora Julia Padeski Rodoniski, responsável na SME pela Robótica e Linguagem de Programação.