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Tecnologia

Empresários contam com robô para agilizar atendimento e tirar dúvidas sobre o sistema de compras

Empresários contam com robô para agilizar o atendimento e esclarecer dúvidas sobre o sistema de compras da Prefeitura de Curitiba. Curitiba, 07/10/2025. Foto: Hully Paiva/SECOM

Empresas que já participam de licitações na Prefeitura de Curitiba ou que querem participar contam agora com uma novidade no sistema e-Compras, portal de compras eletrônicas do município que pode ser utilizado por microempreendedores individuais (MEI) e por todas as empresas interessadas nas licitações da Prefeitura, sejam as de menor ou de maior valor.

Desde esta terça-feira (7/10), quem precisa tirar dúvidas durante a utilização do sistema conta com o auxílio de um robô preparado para responder rapidamente as perguntas mais comuns, de acordo com levantamento da Secretaria de Administração e Tecnologia da Informação (Smati).

“O objetivo é atrairmos novos fornecedores, atendermos com agilidade as empresas que já fornecem bens e serviços, fomentarmos a economia local e agregarmos às licitações empreendedores cada vez mais qualificados. Novos questionamentos poderão ser incluídos, de acordo com a necessidade", afirma o secretário da Smati, Elisandro Frigo.

O chatbot foi desenvolvido com o apoio da equipe da Superintendência de Tecnologia da Informação, a partir de experiências reais vividas entre os servidores do Departamento de Licitação e Gestão de Compras da Superintendência de Administração e as empresas que entram em contato com a equipe.

“Queremos nos aproximar do fornecedor, facilitando e agilizando o acesso às respostas que ele precisar, para utilizar o sistema. E se a pessoa ainda tiver dúvidas, continuará contando com nosso atendimento por telefone”, avisa a diretora do Departamento, Thays Maschio.

Otimização

Com uso da tecnologia, o sistema é capaz de responder cerca de 80 questões e apresentar as respostas, a partir das simulações testadas previamente. A nova opção otimiza o atendimento às empresas. Antes do chatbot, o Departamento recebia grande número de chamadas para dúvidas e orientações.

A novidade deve fazer com que apenas as questões mais complexas ou que não estejam entre as perguntas e respostas disponíveis tenham a necessidade de atendimento feito por um servidor do Departamento de Licitação e Gestão de Compras.

O que as pessoas querem saber

As dúvidas mais comuns passam pela utilização do próprio sistema. Alguns empreendedores nunca contrataram com a Prefeitura de Curitiba e, diante da oportunidade de participar de licitações, têm dificuldade quando utilizam pela primeira vez. Há dúvidas relacionadas ao cadastro e também à operacionalização.

Em muitas situações, o sistema responde com um breve tutorial que auxilia com informações práticas, para que o fornecedor resolva facilmente.

Paralelamente ao chat bot, a Smati estuda melhorias no e-Compras, para que ele se torne mais intuitivo e tenha uma linguagem clara.

Por telefone

O atendimento telefônico do e-Compras é feito pelos seguintes números: (41) 3350-9982 | 3350-9032 | 3350-9019 | 3350-9994.

A equipe atende de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h.