“Nós buscamos afinidades com as pessoas com as quais trabalhamos e encontramos diferenças. O desafio pode estar na nossa comunicação.” Essa reflexão foi um dos pontos apresentados, nesta terça-feira (30/9), durante palestra da assistente social Adriana Thiele ao quinto grupo de servidores da Secretaria de Administração e Tecnologia da Informação (Smati), realizada na sede da Secretaria, no São Francisco.
A série de palestras sobre Relacionamento interpessoal no ambiente de trabalho foi aberta a toda a equipe das superintendências de Administração e de TI.
Adriana Thiele integra a equipe do Departamento de Saúde Ocupacional da Secretaria de Gestão de Pessoal (SMGP), que tem apresentado temas como este e outros relacionados à saúde mental aos que trabalham nas diferentes secretarias e órgãos do Município.
O assessor do gabinete, Jonathan Dieter, representou o secretário da Smati. “Para o secretário Elisandro Frigo, capacitações como esta são importantes para o desenvolvimento pessoal e profissional de todos da equipe. Já fizemos outra sobre o Assédio moral e outras formas de violência”, declarou Dieter, ao agradecer pela parceria com a SMGP.
Somos comunicação
Durante a palestra, Adriana Thiele defendeu que muitas vezes os conflitos são gerados por falhas na comunicação. Ela lembrou que, além da mensagem que a pessoa quer transmitir, o tom da voz, os gestos, as emoções por trás das palavras podem determinar o que o outro vai ouvir.
“É preciso refletir sobre a forma que estamos nos comunicando, pois somos comunicação o tempo todo. Os elementos não verbais também comunicam alguma coisa”, acrescentou.
A assistente social abordou ainda a importância da escuta ativa, que ajuda a manter um diálogo eficiente, no qual o ouvinte consegue entender, interpretar e assimilar toda a mensagem.
Thiele deu algumas dicas que podem ajudar, como manter contato visual e postura acessível; evitar distrações e interrupções como as causadas pelo celular, por exemplo; resumir e repetir com outras palavras aquilo que a pessoa transmitiu; demonstrar paciência e compreensão.
Ela destacou que os servidores da Prefeitura têm o desafio de aprimorar a comunicação não apenas para o dia a dia com os colegas da mesma área, mas também junto à população. “Nós somos servidores públicos. Nosso interesse comum é atender a comunidade”, pontuou.
Adriana citou algumas competências que merecem ser desenvolvidas para que as pessoas possam se relacionar bem e se comunicar bem. E falou de habilidades sociais e emocionais que podem ajudar a desenvolver um ambiente saudável no trabalho, tais como a ética, a empatia e a assertividade.
“A base de tudo é o autoconhecimento. Ele é o princípio de tudo”, afirmou.
Secretarias e órgãos interessados em promover palestras como esta devem solicitar à SMGP pelo e-mail smgp@curitiba.pr.gov.br.