Ir para o conteúdo
Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade Curitiba-Ouve 156 Acesso à informação
Centenário do Vampiro de Curitiba

Dica para o sábado, aniversário de 100 anos de Dalton Trevisan, é visitar a exposição de ilustrações em Curitiba

Exposição 100 anos Dalton Trevisan em Traços e Linhas. Curitiba 12/06/2025. Foto: Luiz Pacheco/FCC.

Neste sábado (14/6), data em que Dalton Trevisan completaria 100 anos, uma dica especial é visitar a exposição 100 anos: Dalton Trevisan em Traços e Linhas, no Solar da Glória, no Alto da Glória. A mostra, que homenageia o centenário do autor curitibano, reúne obras de 38 ilustradores da cidade e pode ser visitada gratuitamente, das 9h às 14h.

Organizada pela Fundação Cultural de Curitiba, a exposição foi aberta nesta quinta-feira (12/6) pelo prefeito Eduardo Pimentel, e fica em cartaz até setembro. Na exposição o público poderá conferir os traços e desenhos elaborados por artistas como Paixão, Raphaela Corsi, Roberto Valiente, Robson Vilalba, Simon Taylor, Benett e Sophia Assunção, entre outros.

“É um diálogo entre literatura e artes visuais. Os artistas reinterpretaram o universo de personagens e cenários urbanos de Curitiba que tanto marcaram a obra de Trevisan, um dos maiores nomes do conto brasileiro”, destaca Fulvio Pacheco, curador da exposição. 

Cada ilustração está acompanhada por algum trecho dos contos do autor. A escolha foi feita pela escritora e crítica literária Luci Collin. O público também pode assistir a um vídeo com artistas locais declamando passagens da obra do escritor.

Conhecido como o Vampiro de Curitiba, Dalton Trevisan faleceu no fim de 2024, aos 99 anos. Com uma carreira marcada por discrição e rigor literário, ele publicou cerca de 50 livros e foi vencedor dos principais prêmios da literatura em língua portuguesa, como o Jabuti, o Camões e o Machado de Assis. A exposição é parte da programação da Prefeitura de Curitiba para celebrar seu legado. 

A visita ao Solar da Glória também oferece uma oportunidade de conhecer o local onde o prefeito Eduardo Pimentel e a Construtora Hugo Peretti assinaram, nesta quinta-feira (12/6), o termo de compromisso para transformar a casa onde Dalton Trevisan viveu por quase 70 anos em um espaço cultural aberto à população.

Serviço

Exposição: 100 anos: Dalton Trevisan em Traços e Linhas
Visitas: terça a sexta, das 9h às 14h e das 14h às 18h; aos sábados, das 9h às 14h
Local: Solar da Glória – Av. João Gualberto, 531 – Alto da Glória
Entrada gratuita

HTML snippet. Press Enter to type after or press Shift + Enter to type before the widget